Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Cifra Econômica | Famílias endividadas, menos contratações e FGTS

Por: Daniel Ribeiro
07/08/2019 09:51 - Atualizado em 06/08/2020 10:35

Dívida das famílias brasileiras

A dívida das famílias brasileiras cresceu pelo 6º mês seguido e é a maior em 3 anos. O percentual de famílias com dívidas chegou a 64,1% em julho, 0,1% a mais do que o valor do mês anterior. O aumento também é observado na comparação com julho de 2018, quando o percentual estava em 59,6% do total de famílias.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou em julho de 2019, em comparação com o mês anterior. O percentual passou de 23,6% para 23,9%. Também houve alta na comparação com julho de 2018, quando o indicador registrou 23,7%.

Patrões contratam o mínimo possível

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira, 5, para o Canal da Leda Nagle, no YouTube, que os trabalhadores que estão reclamando da falta de emprego e que "criticam o patrão" deveriam tentar empreender para "ver como é barra pesada ser empresário no Brasil".

O presidente disse, ainda, que já manifestou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o desejo de criar um programa intitulado "Minha Primeira Empresa". Bolsonaro afirmou que sabe que a vida do trabalhador é difícil, mas que "a do empresário também é". "É a mesma coisa com direitos trabalhistas", disse.

"Tudo o que é demais atrapalha. É tanto direito que os patrões, os empreendedores, contratam o mínimo possível e pagam o mínimo possível", comentou, defendendo que o trabalhador escolha entre "menos direito e mais emprego ou todos os direitos e o desemprego".

Saque de R$ 500,00 do FGTS

A Caixa Econômica Federal (Caixa) divulgou o cronograma para o saque de até R$ 500,00 pelo trabalhador, que tem por critério o mês do seu nascimento.

Caso o trabalhador, titular de conta vinculada, possua conta poupança individual na Caixa, terá o valor creditado nessa conta, de forma automática e de acordo com o cronograma anteriormente transcrito.

O site para tirar as dúvidas e verificar o calendário de saques é fgts.caixa.gov.br.


Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro