Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prof.ª Oneida Belusso é eternizada na Biblioteca da Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/08/2019 11:11 - Atualizado em 08/08/2019 11:16
Unochapecó Na última terça-feira (08), a Biblioteca da Unochapecó foi nomeada em homenagem à professora que dedicou anos de sua vida à instituição Na última terça-feira (08), a Biblioteca da Unochapecó foi nomeada em homenagem à professora que dedicou anos de sua vida à instituição

Quando fazemos algo bom por alguém, pode passar o tempo que for, nosso legado sempre se manterá vivo na memória de quem recebeu nossa ajuda. E esse sentimento transborda quando uma Universidade e uma comunidade inteira se sentem tão agradecidos. Em um ato emocionante, a Unochapecó realizou, na última terça-feira (06) uma homenagem in memoriam e a nomeação da Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso. Mesmo quem não conhecia a professora Oneida, pôde sentir o amor dela pela Instituição e pelo conhecimento, que ficará marcado para sempre nesse espaço.

Toda a comunidade acadêmica teve a oportunidade de acompanhar a cerimônia. Além da homenagem, foi realizado o descerramento da placa de nomeação e a apresentação de uma obra de arte em homenagem à professora Oneida, criada pela coordenadora do curso de Artes Visuais da Unochapecó, professora Marcia Moreno. Entre os presentes, muitos professores e ex-alunos que conviveram com Oneida, além dos familiares da professora. Um desses ex-estudantes é o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, que afirma que a ela deixou um legado de construção de vida que é exemplo para qualquer pessoa.

"Esse espaço da Biblioteca representa muito o que foi a professora Oneida, alguém que era amante das letras e dos livros. Todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela diriam que a gente acertou, que essa homenagem não poderia ter sido outra. Nos sentimos muito felizes por ter a oportunidade de estar, neste momento, representando todos, pois é uma homenagem feita por toda a Universidade. A Unochapecó se sente muito orgulhosa em podermos chamar agora a Biblioteca de Prof.ª Oneida Belusso".

Cláudio ressalta que a Universidade não tinha, até o momento, a iniciativa de lembrar de pessoas e definir espaços com o nome delas. "Que bom que escolhemos a Biblioteca e o Conselho Universitário (Consun) aprovou por unanimidade essa homenagem à professora Oneida, de quem todos guardamos as recordações mais doces. Tive a grande oportunidade de ser aluno da professora Oneida, convivi com ela por muito tempo, e para todos nós vai ser uma honra todo dia ter a oportunidade de passar por aqui e ver essa lembrança", completa.

PAIXÃO PELAS LETRAS

Uma colega de profissão e grande amiga de Oneida é a professora do curso de Letras e coordenadora do Literatório Unochapecó, Rosa Maria Cominetti. Ela e Oneida viram o crescimento da Unochapecó, ao mesmo tempo que desenvolveram um forte laço de amizade.

"Primeiro, o que nos aproximou foi o trabalho e a área de conhecimento, que era Letras. Eu apaixonada pela literatura, e ela pela formação da língua, pela gramática. Depois disso, formamos uma grande amizade. Aqui na Uno formamos uma grande equipe, e muitas vezes estreitamos essa amizade na casa da Oneida e ela na casa da gente", relata.

Sobre a convivência com Oneida, a professora Rosa confirma o que todos afirmam sobre ela: uma profissional irretocável. "Ela era uma profissional extremamente competente, quando alguém tinha uma dúvida para escrever qualquer coisa, era para a Oneida que se ligava, estava impregnado nela essa gramática. Era enorme também o lado humano da Oneida, como disse o reitor, era uma professora definida, além de competente, como uma doçura. Agora podemos dizer que a Oneida não partiu, ela está aqui na biblioteca".

AMOR À UNO

Entre vários parentes da professora Oneida presentes na cerimônia, coube à irmã, Neiva Belusso Piola, externar todo o sentimento de amor por ela e pelo ato de ensinar. "Ela amava a Unochapecó e amava ser educadora. Aqui teve a oportunidade de se especializar, de fazer muitas amizades e se desenvolver. Por 37 anos ouvimos nossa irmã fazer referências positivas sobre esta Instituição. Falava de suas realizações e do quanto era feliz aqui. Foi a Unochapecó que abriu suas portas para que nossa querida irmã realizasse seu sonho de educadora na sua plenitude", relembra.

Segundo Neiva, ela era exemplo como professora e como pessoa, tanto para os familiares, quanto para qualquer um que necessitasse. "Para nós familiares, ela era a nossa segunda mãe. Ela era uma pessoa que tinha muita fé, e além de cuidar de toda a questão espiritual, falava sempre que através do conhecimento é que nós nos desenvolvemos. Era de uma humildade imensurável, mas também era uma sábia. Em tudo que falava ou orientava ela tinha o seguinte sentido: não era um mérito seu, mas sim um dom da vida poder transformar a sociedade e diminuir a desigualdade social".

A irmã de Oneida conta que, com sua competência e generosidade, ensinou com seu exemplo de vida, que o magistério vai além do conhecimento, é um ato de paixão. E a partir de agora todo esse legado ficará eternizado na Unochapecó. "Ela era irmã religiosa e sempre nos falava de um segundo plano. Para quem acredita, como ela acreditava, sabe que ela está muito feliz com essa homenagem", conclui.


Outras Notícias
Fecam
OktoberFest
CORAÇÃO DE SC
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro