Close Menu

Busque por Palavra Chave

Obras sacras do artista chapecoense Samuel Pacheco estão em fase de acabamento

Por: Marcos Schettini
16/02/2017 10:05 - Atualizado em 16/02/2017 10:06
Busto de Santo Antônio terá expressões humanas, baseadas em aspectos de caridade e bondade (Fotos: Marcos Schettini/LÊ) Busto de Santo Antônio terá expressões humanas, baseadas em aspectos de caridade e bondade (Fotos: Marcos Schettini/LÊ)

As obras sacras feitas pelo artesão e artista plástico Samuel Pacheco finalizam neste mês e imediatamente depois serão levadas ao forno de uma olaria para que sofram a transformação em porcelanato, que vai dar firmeza às formas. O trabalho começou em outubro passado e deverá ser exposto para o leilão já no final de março, quando será fixado preço mínimo de valor artístico estipulado por críticos de arte.

Todas as peças serão vendidas na mesma compra não sendo feitas separações de aquisições. Com esta perfeição feita por observação e talento pessoal, Samuel será reconhecido pelo mundo artístico que, conforme o regulamento, sua inclusão se dá apenas mediante a comprovação de talento sacro. O LÊ NOTÍCIAS acompanha a produção destas obras desde o início e será chamado a testemunhar a criação.

RELEMBRE

Foi a partir dos sete anos que o artista Samuel Pacheco, de 29 anos, começou a descobrir habilidades com a arte, ainda na escola. Com especialidade em esculturas tridimensionais, ele já trabalhou com diversos tipos de materiais em suas obras, como madeira, argila, gesso e mármore. Com a reforma da Catedral Santo Antônio, de Chapecó, responsáveis pela igreja tiveram a ideia de fazer com que o padroeiro da cidade tomasse novas formas. Sabendo da habilidade de Samuel, uma professora de arte, da Escola de Artes de Chapecó, entrou em contato com ele para saber da disponibilidade em realizar este trabalho. Em contato com os padres da igreja, desde o início do último ano, o chapecoense foi aperfeiçoando o projeto e colocando em prática.

Samuel sente a dificuldade do mercado local, que não é tão valorizado, mas para garantir com que o passo inicial em busca de mais trabalhos e do reconhecimento como artista, põe em prática seu talento em agências de publicidade fazendo Concept Art em 3D – pequenas obras feitas com material americano utilizadas em jogos, animações e filmes, a exemplo de longas-metragens consagrados, como Superman, Vingadores, entre outros. Ele, que não poupa esforços para deixar as esculturas perfeitas, espera trabalhar para que futuramente consiga estudar o que mais gosta: arte clássica. Como novo desafio na carreira, a escultura de Santo Antônio.

A Obra

“Fui procurado para mexer na fisionomia do Santo e, para isso, pedimos autorização para a Mitra Diocesana. Desde então fomos conversando para definir os detalhes. Estou fazendo a obra com uma ideia mais franciscana, voltada à caridade e bondade, de modo a tirar um pouco a ideia do “santo casamenteiro”, pelo que é conhecido”, explicou. Por Santo Antônio remeter à simplicidade, está sendo confeccionado em argila, que foi trazida de Minas Gerais. Com 70 cm de altura por 1,20 m de comprimento, a criação destaca o Santo com três crianças. Assim que a forma for finalizada, ela será esmaltada e queimada para ficar com aspecto de porcelana, inclusive, ao tocar nela, o som será muito semelhante ao do material original.

Após ser concluída, um professor universitário de Porto Alegre especializado em Arte Sacra (destinada ao culto sagrado) irá avaliar a obra e, a partir disso, esta será leiloada. Caso a cidade não comporte o valor estipulado, ela será disponibilizada em nível nacional. Como acordo entre a igreja e o artista, metade do montante arrecadado será para ele e outra será destinada aos custos da reforma da Catedral.

Samuel já fez inúmeras obras com base em suas vontades e a pedido de clientes, mas demonstra satisfação pela especialidade desse trabalho, que segundo ele, motiva qualquer artista. “Baseado em grandes nomes, como Michelangelo e Bernini, em que o ápice de suas obras foi feito para a igreja, busco traçar essa mesma linha de concepção de arte. O último passo na escala de um artista é trabalhar com Arte Sacra e, para mim, ter como referência Santo Antônio, que é o padroeiro da minha cidade, é incrível”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro