Close Menu

Busque por Palavra Chave

Memórias do Campo | Homenagem ao Dia dos Pais e ao Padroeiro dos Sacerdotes

Por: Luiz Dalla Libera
12/08/2019 09:26

No dia 11 de agosto nem é preciso dizer qual é o dia comemorado. É igual aos padres e o Senhor Jesus, mas já que a mídia comercial faz o anuncio antecipado, tudo bem! Os pais merecem a sua homenagem e presentes, embora as mães sejam mais reconhecidas em sua data, uma vez que a mulher gosta mais de ser homenageada e presenteada do que os homens e assim, o comércio vende mais.

Eu penso que o maior e melhor presente dos pais e mães, não é o presente de grande valor, mas sim o de amor de coração dado todos os dias. Ainda hoje se houve falar de crianças em publicidades falando em homenagem ao seus pais, dizendo “meu pai e minha mãe são os melhores do mundo”. Eu até concordo, mas isso pode ser individual, sim! Mas no geral, o maior pai do mundo é o Senhor Jesus e a maior mãe do mundo é a sua mãe, Maria Santíssima.

Orazione dil signore buon Gesù

Signore Belo Gesù, mio divino amico e amico di tutti occhiami a nói e darmi il pane e giorni, e aiutare queli que no igliá la voro e neanque il teto. Aiutare a essere sicuri nela fede e speranza, depenfere le dificultá que oggi abiano di trovare. Velare intornoda mia famiglia governare dirrigere sempre per il caminho que noce portare fina a vói.

Perdono Signore, ebenedime a mostra volontá pre il giorno di dimane. Signore Buono Gesù io voi oferto tuto il mio giorno, mio le mie lute, le alegrie el mio dolore.

Consedere aio e tuta la mia famiglia le benedicione di uma Felice.

Signore bom Gesù nostro patrono la benedicione a tutti nói. Ame.

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

No dia 04 de agosto comemora-se datas importantes e uma delas, é o dia de São João Batista Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes e estimados padres. Também é o Dia do Padre, autoridade religiosa muito importante em vida, mas valorizada só na hora ou após a morte.

Ainda me recordo na década de 1970, quando o frei Joel Lorenzetti, de Xaxim, foi a um enterro de um padre na Paróquia de Ipumirim. A morte aconteceu com grande emoção desgostosa, no velório, assim comentou o padre Joel. Algumas senhoras, muito tristes, rezavam e choravam e disseram: “Oh! Que padre de Xaxim, vamos nos segurar aqui”.

O frei Lorenzetti respondeu “Não, queridas senhoras. Gente que valoriza os padres só depois de mortos, não merecem ter mais padres”. A Diocese de Chapecó abrange 40 paróquias entre 80 munícipios, são poucos os padres para atender a população tão numerosa. Os padres têm muito mais fiéis para atender nas paróquias, do que os munícipes nas prefeituras.

FORMAÇÃO DE SACERDOTES

Há paróquias pequenas que formaram muitos padres, como é o caso da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim e outras, e grandes paróquias formaram poucos padres, é o caso da paróquia de Xanxerê, que após a paróquia de Chapecó, é a mais populosa em percentagem, mas talvez que seja a mais fraca em formação de padres da Diocese. Há paróquias na nossa Diocese, como em Romelândia ou Guarujá do Sul, que não têm padres e são coordenadas por irmãs religiosas, como também acontece na Diocese de Joaçaba ou em Passos Maia.

Os padres não têm poder de criar normas na paróquia, uma que vez que seguem a ordem do bispo. Há ainda os conselhos, que são como o Poder Legislativo. Ainda há fiéis que dizem “os padres da ordem x ou y são melhores”. Eu compreendo, não dependem de ordem religiosa e todos os padres da nossa Diocese são ordenados pelo bispo da Diocese e assim, devem cumprir a mesma ordem religiosa do bispo.

Ainda existem pessoas que dizem “por que os padres não casam?” Se eles casassem, viriam as severas críticas. Se hoje há quem rejeite o dízimo e as promoções da Igreja Católica, como seria os padres fossem casados? As críticas seriam mais austeras em relação a contribuir com o dízimo e festas para sustentar a esposa e os filhos dos padres?

Na minha avaliação a paróquia de Xanxerê é a mais populosa da Diocese, gasta para a sua manutenção com os pagamentos dos padres e todos os funcionários que trabalham na paróquia, menos de 20% do custo para manter um Deputado em Brasília, ali ninguém de queixa ou crítica. A paróquia de Xanxerê comemora-se se uma data importante dia seis de agosto, dia do padroeiro, o senhor Bom Jesus, o dia festivo este ano aconteceu no dia 11, dia dos pais.

O Senhor Bom jesus é o único padroeiro da Diocese, o intuito que levou este nome de Padroeiro aconteceu que Xanxerê os imigrantes pioneiros a maioria eram de origem cabocla, o Senhor Bom jesus na sua vida terrestre vivia junto ao lado dos caboclos. Porque o nome de Bom Jesus? Porque o nosso Senhor Jesus, antes da sua bárbara morte na cruz, recebeu bofeteadas e zombarias por viver junto à pobreza e os necessitados, pelos autoritários, foi amarrado a uma coluna, torturado e chicoteado cruelmente.


Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro