Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

LIVROS E IMAGINAÇÃO

Associação Chapecoense de Escritores promove incentivo à escrita e à leitura

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/08/2019 10:05 - Atualizado em 19/08/2019 09:48
Marlene Peter Associação Chapecoense de Escritores (ACHE) foi criada em 17 de junho de 1986 e conta hoje com 13 associados Associação Chapecoense de Escritores (ACHE) foi criada em 17 de junho de 1986 e conta hoje com 13 associados

Por Vitória Schettini

A arte de escrever é para poucos. A habilidade de passar as ideias contidas na imaginação nem sempre é algo fácil, uma vez que o processo criativo é algo gradual. Nesse sentido, a Associação Chapecoense de Escritores (ACHE) reúne contistas, poetas e romancistas da Capital do Oeste e região, que se aventuram entre as palavras e trazem o melhor das obras para seus leitores.

De acordo com a vice-presidente do grupo, Marlene Peter, a associação foi criada em 17 de junho de 1986, pela iniciativa do professor Pedro Albeirice. Contando atualmente com 13 associados, os escritores divulgam seu trabalho através dos gêneros de poesias, contos, romances e livros infantis.

“Nos reunimos uma vez por mês para discutir as ações do grupo e como trabalharemos nas obras. O objetivo do grupo sempre foi desenvolver um projeto que ficasse ao nosso alcance, como atingir a comunidade em geral, sobretudo o público escolar”, conta Marlene.

PRODUÇÃO LITERÁRIA

A Associação publica, sempre que é possível, Antologias que reúnem contos e poesias dos autores até hoje, sendo no total dezoito publicadas. “Nós escrevemos as obras e muitas das vezes, conseguimos parcerias com a Prefeitura de Chapecó, que nos ajudou a custeá-las. Senão, mandamos imprimir e dividimos o valor entre os associados, para que fique mais viável financeiramente”, destaca.

Associada do grupo desde 1996 e também professora, Marlene conta que participou de pelo menos sete antologias. “Eu sempre gostei muito de escrever e de me dedicar às palavras. Atualmente, estou escrevendo uma obra infantil com outra escritora, que está processo de editoração em Porto Alegre (RS) e será lançada no dia 27 de setembro, em Chapecó”, relata a escritora, que antes de ser vice-presidente, ficou por dois anos na presidência da associação.

Já Orieta Espíndola, que é escritora associada desde 2018, relata que também sempre gostou dos livros e da escrita. “Há 10 anos, escrevi um livro, que vou publicar nos próximos meses. Atualmente, ele está em fase de revisão, além de eu estar trabalhando em outros projetos”, conta a escritora.

Orieta publicou um livro em 2017, pela editora Chiado, intitulado “A Estranha Casa da Tia Naná”, em 2018 publicou a obra “Lili, A Florzinha Sonhadora”, com ilustrações próprias e no mesmo ano, participou da Antologia da ACHE com o conto “Cuidado com o que vê” e a poesia “O Canto dos Guerreiros”, que foi escrita em 1977.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Fiesc Setembro
Zagonel
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro