A força do setor produtivo chapecoense foi homenageada na noite de quinta-feira (15) durante a cerimônia do Troféu O Desbravador 2019. A trigésima edição do evento reconheceu a atuação e o compromisso dos empresários e produtores rurais do Município, responsáveis pela produção, geração de emprego e renda e a consequente arrecadação de tributos. Ações que fazem Chapecó estar entre as cidades que mais geram empregos no Brasil, com ambiente favorável ao empreendedorismo, novos negócios e oportunidades. “O Troféu Desbravador é o momento em que celebramos os resultados de um trabalho pautado em unir as pessoas, a cidade, as ideias e acima de tudo de reafirmar o compromisso com a nossa gente. Diversas ações foram e seguem sendo feitas para que Chapecó continue transformando os desafios em oportunidades de crescimento e inovação. Construímos um Plano Diretor que trouxe muita segurança aos empreendedores e esse é o compromisso da nossa gestão, garantir modernização, agilidade e segurança para quem já atua aqui e para os futuros empreendimentos que virão”, afirmou o prefeito Luciano Buligon.
O evento realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a presença de empresários, entidades, universidades e autoridades políticas da Região Oeste. A homenagem premiou os primeiros colocados de cada categoria. Ao todo 14 empreendedores receberam o Troféu O Desbravador e os demais classificados receberão um certificado. “Esta edição é um marco para nossa administração. Nestes trinta anos de história do Troféu, acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade e consequentemente do nosso empreendedor chapecoense. E a cada ano, o que podemos ver no palco deste evento é o resultado da diversificação de negócios, do engajamento dos empresários, produtores rurais, entidades e poder público tornando possível esses resultados econômicos tão positivos no Município. Agora, é continuar fazendo nosso trabalho, sempre focado nas pessoas, na geração de emprego e renda, levando dignidade e alegria ao empreendedor e cidadão chapecoense”, reforça Marcio Sander, secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Entre os premiados da noite, a Cooperativa Central Aurora Alimentos foi a empresa que conquistou dois troféus, um na categoria Grande Empresa Comercial e outro na categoria Grande Empresa Industrial. Durante sua fala o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, destacou a importância da força do trabalho Chapecoense para que a nossa cidade e Região seja uma referencial mundial. “Desde o início da nossa história é possível ver o quanto a força do trabalho foi essencial para transformar a nossa cidade no que ela é hoje. A gente se orgulha de produzir e trabalhar por Chapecó. Nós empresários sabemos que trabalho não é punição, é uma dádiva, uma oportunidade de ganhar a vida com dignidade, oportunidade de educar nossos filhos e netos e principalmente de ajudar o Município, Região e o Estado a crescer. Se hoje Chapecó é vista como uma grande produtora nas mais variadas áreas é porque ela é vista como referência de trabalho e dedicação”, salientou Lanznaster.
A grande novidade este ano foi a palestra realizada após a entrega dos troféus. O convidado foi o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS), relator da Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica, tema que foi base da palestra. “Quando programamos a palestra não imaginávamos que iríamos aprovar a MP na semana do evento. Por isso, é um orgulho e uma honra poder estar aqui hoje, para falar deste trabalho árduo que estamos desenvolvendo há tanto tempo no Congresso Nacional. E fico ainda mais orgulhoso por estar nesta cidade que tanto faz para incentivar e reconhecer o seu empreendedor”, explicou Jerônimo Goergen.
Troféu “O Desbravador”
O Troféu “O Desbravador” foi instituído por meio do decreto Nº 1.417, de 3 de julho de 1989, pelo prefeito de Chapecó, Milton Sander, e pelo vice-prefeito Ivan Bertaso. A outorga é reconhecida como uma das mais legítimas homenagens prestadas pelo poder público aos agentes econômicos que efetivamente contribuem com o desenvolvimento social da comunidade.
A homenagem é destinada aos setores produtivos primário, secundário e terciário da economia chapecoense, pela sustentação que dão ao desenvolvimento do município. O evento reconhece os empreendedores que atuam no setor da indústria, comércio, prestação de serviços e da agropecuária. A escolha de 2019 foi embasada nos números relativos ao movimento econômico e impostos do ano de 2017.
Conheça os premiados da 30ª Edição
1. Gelsemir Piaia | Mini produtor rural
2. Clair Celso Strauss | Pequeno produtor rural
3. Flávio Fonseca da Rosa | Médio produtor rural
4. Mário Lanznaster | Grande produtor rural
5. Cook & Beyond Ltda
EMPRESA DE PEQUENO PORTE COMERCIAL – SIMPLES NACIONAL
6. Orgânica Homeopatia Veterinária
EMPRESA DE PEQUENO PORTE INDUSTRIAL - SIMPLES NACIONAL
7. Colégio Trilíngue Inovação
EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE INCIDÊNCIA DO ISS – SIMPLES NACIONAL
8. Super IP (Lizitec telecomunicações)
EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA ÁREA DE INCIDÊNCIA DO ICMS – SIMPLES NACIONAL
9. Cooperativa Central Aurora Alimentos
GRANDE EMPRESA COMERCIAL
10. Cooperativa Central Aurora Alimentos
GRANDE EMPRESA INDUSTRIAL
11. Cetric
GRANDE EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE INCIDÊNCIA DO ISS
12. Marechal Transportes
GRANDE EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE INCIDÊNCIA DO ICMS
13. Pádova Serviços Rodoviários
MICROEMPRESA COMERCIAL – SIMPLES NACIONAL
14. Bravus Móveis e Madeiras
MICROEMPRESA INDUSTRIAL SIMPLES NACIONAL
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro