Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professores chapecoenses participam de formação sobre Direitos Humanos

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/08/2019 10:06
Prefeitura de Chapecó Professores atuam na Secretaria Municipal de Educação e o curso foi de formação continuada Professores atuam na Secretaria Municipal de Educação e o curso foi de formação continuada

Na sexta-feira (23) aconteceu um momento de formação continuada, com os professores que atuam na disciplina de “Educação e Direitos Humanos” da Secretaria de Educação. O tema abordado foi “Violência Contra a Mulher” e para ampliar o diálogo a respeito de uma pauta tão importante foi realizada roda de conversa com a participação dos seguintes profissionais e entidades: Psicóloga Jiana Glaucia Cella - Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI; Soldados Dayse Mara Mascarelo e Diego Joares Siqueira da Polícia Militar de Santa Catarina; Advogada Sandra Fagundes – escritora do Gibi Maria da Penha na Escola e Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica; Advogada Luciana Franzen – Secretária Geral da CAASC e Membro da Comissão da Mulher – OAB.

Este momento foi organizado com o objetivo de proporcionar formação continuada aos professores, sobre as diversas temáticas que envolvem a violência contra a mulher, tais como: formas de violência doméstica e familiar; Infrações Penais praticadas contra o sexo feminino; Orientações em caso de ocorrências de violência; Função social da mulher; Lei Maria da Penha e o processo histórico de luta por direitos. Cada participante teve 15 minutos para falar sobre seu tema e após houve um diálogo com os professores.

Conforme os organizadores da formação Luciana Saccon e Gilvanio Pedroso, da Secretaria de Educação, esta formação proporcionou um momento para aprofundar o estudo, a reflexão e a ampliação do diálogo, oferecendo suporte teórico aos professores sobre o tema. Para a professora, Maria Claudia de Oliveira Martins, que participou da formação, foi bem importante ter esse embasamento a partir do diálogo com todos estes profissionais. “Isso vai nos ajudar para que possamos trabalhar na escola no sentido de ajudar a diminuir a violência contra a mulher”, comentou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca que a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos está ancorada nas premissas do acesso ao conhecimento, e é muito importante para o desenvolvimento de prática pedagógica visando a equidade nas instituições educativas. “A Rede Municipal de Educação trabalha na concepção da formação integral, numa apreensão crítica das diversas dimensões da mesma realidade, no desenvolvimento de atitudes, atividades de investigação, reflexão crítica, na perspectiva de educandos protagonistas com predisposição a uma nova forma de agir”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro