Close Menu

Busque por Palavra Chave

Amai é apoiadora de curso de fiscalização ambiental em Xanxerê

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/08/2019 09:21 - Atualizado em 30/08/2019 09:26
Amai Curso foi realizado em Xanxerê, de forma gratuita, para profissionais da área Curso foi realizado em Xanxerê, de forma gratuita, para profissionais da área

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) por meio do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente (Cegema), e em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e apoio da Amai realiza nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) um curso gratuito de fiscalização ambiental, que acontece no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê.

O engenheiro florestal da Amai, Maicon Polese participa da formação juntamente com profissionais dos municípios de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, São Domingos e Xaxim.

Segundo o primeiro-tenente Jader Bocchi, a intenção é capacitar estes agentes para que no futuro possam auxiliar em fiscalizações e como também detém do poder de polícia no sentido administrativo, também podem realizar as autuações. “Hoje, temos a lei complementar nº 140 que define as competências, então nós da Policia Militar Ambiental ficaríamos mais focados nas áreas rurais e os agentes na área urbana, o que auxiliaria muito no nosso serviço e para a sociedade”, comenta.

Porém, para que isso seja possível o município precisa instrumentalizar a função. Por mais que exista a regra geral que prevê a competência do município para exercer a fiscalização ambiental, ainda é necessário o regramento especifico para os agentes atuantes.

O conteúdo programático é amplo e compreende desde o entendimento de leis, portarias e decretos, abordagens, infrações, análise, encaminhamento, até o julgamento e encaminhamento ao Ministério Público.

O evento faz parte de um projeto idealizado pelo Cegema/Fecam para melhorar a atuação dos municípios na gestão ambiental municipal em que contém uma série de outras capacitações na área de meio ambiente com outros órgãos, como a SDS/Consema, IMA, para os servidores municipais que atuam nessa área com o fim de melhoria dos serviços disponibilizados aos catarinenses.

As capacitações também fazem parte do portfólio de programas e projetos da Fecam 2018/2020, intitulado como P29 – apoio técnico continuado aos municípios no âmbito das Políticas Públicas e P40 - orientação e suporte jurídico às políticas públicas.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro