Por Vitória Schettini
O menino xaxinense Adrian Marcos da Rosa, de 12 anos, é morador da linha Uruvana, no interior do município. A criança, que tem paralisia cerebral espástica, tem a necessidade de realizar uma cirurgia para conseguir mover os braços e ter um melhor crescimento, uma vez que a paralisia afetou sua coordenação motora, fala e desenvolvimento cognitivo. Em conversa com o LÊ, a mãe de Adrian, Emilene Silvestrin, contou como a cirurgia vai facilitar a vida do filho.
De acordo com Emilene, Adrian passará pelo procedimento cirúrgico chamado rizotomia dorsal seletiva, o qual acontecerá no dia 30 de outubro, Florianópolis (SC). “A cirurgia vai permitir que Adrian tenha mais conforto, uma vez que ele poderá movimentar os membros superiores, e assim, poderá se alimentar sozinho e aprender melhor. Ele tem paralisia desde que nasceu e tem sido uma luta para toda a família. A espasticidade faz com que ele não consiga realizar muitas atividades, como comer sozinho, já que Adrian tem movimentos involuntários”, relata a mãe do menino.
Ainda, Emilene ressalta que a cirurgia é muito custosa e a família não tem condições de arcar com os valores. “Esse procedimento diminuirá a espasticidade, porque o Adrian terá um melhor desenvolvimento, até mesmo para fazer as sessões de fisioterapia. Segundo o médico, após a cirurgia, ele terá melhores movimentos das pernas, porque elas são o controle e equilíbrio do corpo. No entanto, o SUS não cobre o alto valor da cirurgia e não podemos pagar, então, fizemos uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro, para quem quiser contribuir”, finaliza.
COMO CONTRIBUIR
O valor da cirurgia de Adrian é de R$ 30 mil. Nesse sentido, a família de Adrian criou uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro. Você pode contribuir acessando no link https://bit.ly/34eNIdh ou entrando em contato com a mãe de Adrian, Emilene, pelo telefone (49) 99807-9581.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro