A prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu formação continuada aos profissionais que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais, a fim de propiciar subsídios necessários às escolas para que se tornem espaços inclusivos, promovendo a autonomia e independência dos alunos com deficiência dentro e fora dela.
Durante a formação foram abordados os seguintes assuntos com os profissionais: a documentação utilizada na Sala de Recursos Multifuncionais, atribuições dos profissionais que atuam nas salas, segundo professores, estagiários, intérprete e instrutores de Libras, bem como adequação curricular.
Com essa formação espera-se proporcionar conhecimentos aos profissionais referentes à concepção, atribuições e serviços da Educação Especial a partir de uma concepção inclusiva.
“Compreender o uso correto das Salas de Recursos Multifuncionais, bem como a formação dos professores é fundamental para que a aprendizagem esteja focada em cada necessidade, de forma que uma deficiência física ou um déficit no desenvolvimento não sejam rotulados como falta de capacidade. A parceria entre professores, escola e família, contribui na atenção às necessidades de cada aluno, formando assim uma boa estrutura para aprimorar a aprendizagem de nossos alunos”, explica o secretário de Educação, Igor Girotto.
Para a professora que atua na Sala de Recursos, Mirley Antonini, “estes encontros são muito importantes porque a principio temos a troca entre colegas e este primeiro momento vamos ter muitas informações de como será o funcionamento da sala de recursos e da documentação dos alunos. E para os professores que iniciam este ano é muito relevante, pois iniciam o ano com todas as informações bem claras e tudo organizado para melhor atender a comunidade”, disse.
O que são as Salas de Recursos
A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço organizado com materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação específica para o Atendimento Educacional Especializado desenvolvido em parceria com o MEC. O programa tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizagens centradas em um novo fazer pedagógico, que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.
A Rede Municipal de Ensino possui 40 Salas de Recursos Multifuncionais, 480 incluídos no ensino regular e destes, 289 foram atendidos nas salas de recursos no ano de 2016.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro