Close Menu

Busque por Palavra Chave

MAIS INCLUSÃO

Prefeitura de Chapecó capacita profissionais para atuarem com alunos especiais

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/02/2017 14:55 - Atualizado em 21/02/2017 15:02
(Fotos: Prefeitura de Chapecó) (Fotos: Prefeitura de Chapecó)

A prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu formação continuada aos profissionais que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais, a fim de propiciar subsídios necessários às escolas para que se tornem espaços inclusivos, promovendo a autonomia e independência dos alunos com deficiência dentro e fora dela.

Durante a formação foram abordados os seguintes assuntos com os profissionais: a documentação utilizada na Sala de Recursos Multifuncionais, atribuições dos profissionais que atuam nas salas, segundo professores, estagiários, intérprete e instrutores de Libras, bem como adequação curricular.

Com essa formação espera-se proporcionar conhecimentos aos profissionais referentes à concepção, atribuições e serviços da Educação Especial a partir de uma concepção inclusiva.

“Compreender o uso correto das Salas de Recursos Multifuncionais, bem como a formação dos professores é fundamental para que a aprendizagem esteja focada em cada necessidade, de forma que uma deficiência física ou um déficit no desenvolvimento não sejam rotulados como falta de capacidade. A parceria entre professores, escola e família, contribui na atenção às necessidades de cada aluno, formando assim uma boa estrutura para aprimorar a aprendizagem de nossos alunos”, explica o secretário de Educação, Igor Girotto.

Para a professora que atua na Sala de Recursos, Mirley Antonini, “estes encontros são muito importantes porque a principio temos a troca entre colegas e este primeiro momento vamos ter muitas informações de como será o funcionamento da sala de recursos e da documentação dos alunos. E para os professores que iniciam este ano é muito relevante, pois iniciam o ano com todas as informações bem claras e tudo organizado para melhor atender a comunidade”, disse.

O que são as Salas de Recursos

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço organizado com materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação específica para o Atendimento Educacional Especializado desenvolvido em parceria com o MEC. O programa tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizagens centradas em um novo fazer pedagógico, que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.

A Rede Municipal de Ensino possui 40 Salas de Recursos Multifuncionais, 480 incluídos no ensino regular e destes, 289 foram atendidos nas salas de recursos no ano de 2016.


Outras Notícias
Fecam
OktoberFest
CORAÇÃO DE SC
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro