Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | Brasil: terra do samba, carnaval, do futebol e da fake news

Por: Ralf Zimmer Junior
02/09/2019 15:05

Sintomático o gosto do brasileiro por ser iludido. Chamou atenção essa última semana a enquete realizada por um grande portal de acesso à rede mundial de computadores que questionava o interesse do internauta em criminalizar ou não (ou ainda ser indiferente) a fake news. No meio da semana, aproximadamente 25 por cento das pessoas que respondiam a aludida pesquisa optavam por não ver criminalizada a criação e propagação de notícias falsas.

Assim, aproximadamente um quarto de nossa sociedade convive e bem com a adulteração da verdade. A mesma sociedade vocifera pelo fim da corrupção, apoia a corrupção, pasmem, da verdade dos fatos. Um ideário popular hostil, burro e contraditório em si mesmo, esse o retrato atual inescapável da sociedade brasileira. Mal sabemos onde estamos, muito menos para onde desejamos ir. É servidor público pedindo por estado mínimo e empresário pugnando por melhores e mais amplos serviços estatais. O Brasil se assumiu uma Torre de Babel.

O povo não se importa em sua grande parte com a verdade, mas em prevalecer a “sua verdade”, ainda que seja uma grande mentira. A polarização das redes sociais impulsionada pela ignorância e ódio está a produzir uma sociedade que, em grande parte, virou de costas para os fatos, para a verdade e que prefere descaradamente a mentira que lhe convém. Dessa maneira, de fato, construir uma nação solidária, justa e próspera, passa a ser missão impossível e até ridicularizada. O que parece importar é “ter lado”, e escolhido o lado, manter-se cego e acrítico.

Porque pensar, afinal, dá trabalho. Campeiam assim as falsas notícias com as bênçãos de indiferença e, até apoio, de uma parcela de caráter carcomido de nossa população. Corrupção passou a ser em terra Brasilis algo abominável, desde que seja “do outro” e não diga respeito à verdade dos fatos. Corrupto e mentiroso de estimação, a esses o brasileiro, embora negue, muitos os tem. Samba, carnaval, futebol e fake news, eis o retrato do Brasil!


Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro