A ousadia de Leandro Sorgato
Trabalhando no ramo da educação há anos, desde a Celer Faculdades até os números da Uceff, uma das maiores faculdades de ensino do Oeste, com unidades em Chapecó e Itapiranga, o empresário jogou seu empreendedorismo no ramo da bebida. A Lassberg Cervejaria participou da Copa das Cervejas da América Latina, em Valparaíso, no Chile, evento mais respeitado no continente, conquistando medalha de prata. Como não houve ganhadores do ouro, a Oatmeal Stout é a melhor no seguimento. Como havia ganho o ouro em Blumenau recentemente, alcança o maior nível do ramo. Feita em Itapiranga, recebeu vários diretores do McDonald’s, inclusive do Japão, para degustar o chopp vencedor. Uma conquista importante para o empresário que, começando pequeno, torna-se entre as melhores do mundo. Filho do ex-deputado Gelson Sorgato, Leandro comemorou ao lado de seu leque de equipes, de todos os níveis, a altura em que se encontra. Um jovem visionário e de coragem. Em todos os ramos que tem colocado suas digitais, mostra-se competente nos negócios.
Tarde
MDB sofreu uma derrota grandiosa em São Carlos com a condenação do ex-prefeito Elio Godoy por uma série de ações e por negar informações à Justiça. Inelegível e cumprindo a pena em liberdade, desfalcou os ulyssistas para as urnas de 2020.
Desafio
O prefeito Rudi Sander, ligadíssimo a Esperidião Amin, deu aceleração plena no desenvolvimento do turismo que São Carlos havia abandonado. Respeitada em SC pelas águas termais e o carnaval de rua, a recuperação ganhou respaldo na região.
Abandono
A comunidade não aceita a indiferença como Elio Godoy e seu leque partidário construíram em relação ao turismo local. Cheia de tradição alemã, com cultura típica desta nação, os turistas estão retornando e fortalecendo o comércio. Os dados estão na Amosc.
União
Águas de Chapecó e São Carlos, divididas apenas pelo rio Chapecó, competitivas em interesse pelo turista, trabalham na mesma direção pela recuperação do tempo perdido. As administrações anteriores destruíram o conceito de atenção à maior riqueza natural que dispõem.
Competição
Embora o tucano Leonir Antônio Hentges, de Águas de Chapecó e Rudi Sander, de São Carlos, puxam o assado para seus municípios, a relação entre ambos está fortalecendo o projeto de recuperação. Os ex-prefeitos ignoraram o turista que são a maior fonte de renda local.
Belíssima
As águas termais de Águas de Chapecó, São Carlos, São João do Oeste e Gravatal, são o que há de mais rico para o desenvolvimento do turismo. Cidades com tradições e belezas com capacidade de atrair investimentos internos e externos. Embora a indiferença do governador.
Extinção
SC é um estado plenamente turístico. Belezas em qualquer direção, a Secretaria de Turismo de SC foi liquidada pelo governador Carlos Moisés, que não conhece o estado e não sabe o potencial. Por isso, na Reforma Administrativa, fechou a pasta.
Reflexos
O verão está batendo à porta em belezas do litoral, não apenas Balneário Camboriú, Florianópolis, São Chico, Itapema e Bombinhas, mas Guarda do Embaú, em Palhoça, Penha, Balneário Barra do Sul. Riquezas naturais que dependem, agora, dos prefeitos.
Indiferença
Moisés viu na pasta do Turismo o que tem feito na área da Agricultura. Em suas iniciativas, apavorando o setor do agronegócio, abandona o turismo em uma insensibilidade impressionante. Em qualquer lugar de SC, prefeitos reclamam sem ter onde recorrer.
Entrosamento
Moisés chegou para imprimir seu modo de governar e está corretíssimo. Mas não impede de fazer valer a boa relação com entidades, prefeitos, vereadores. Ao contrário, afia a espada e desfere em quem se aproxima. Se esta é a nova política, 2020 vai dizer.
Turismo
O marido de Késia da Silva tem feito bastante turismo com o helicóptero do estado para fazer filiações com parceiros pró municipais. E o faz com firmeza. Tubarão que o diga. Ele vai na cidade, constrói projetos com dinheiro público e ignora o prefeito.
Educação
José Antonio Guidi corta a fita de inauguração de um dos maiores Centro de Educação Infantil do estado. Com recursos próprios, o ulyssista joga pesado no ensino público de Curitibanos, de olho em 2022. Reeleito em 2016, Dudão quer a Alesc e conta com injeção de ânimo de Celso Maldaner.
Mosca
Udo Döhler acertou no alvo quando a escola municipal Adolpho Bartsch recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação como o melhor Ideb, Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, com 9,2, o melhor do Sul do país.
Forte
O resultado do Ideb será homenageado por Jair Bolsonaro. A secretária Sônia Victorino Fachini, ao lado de outras 19 escolas do país, será homenageada. A unidade de Joinville atende 443 alunos e deu show de Pedagogia em todas dos três estados.
Excelente
Deputada Caroline De Toni teve seu projeto aprovado na CCJ para impedir a concessão de visto para estrangeiro condenado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. E gritou que o Brasil não precisa importar bandidos desta natureza. Até porque já tem os seus a granel.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro