Close Menu

Busque por Palavra Chave

AVANÇAR MAREMA

Prefeito Barella investe em pavimentação de várias ruas em Marema

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/09/2019 16:40
Prefeitura de Marema Prefeito Barella está acompanhando todas as obras de pavimentação Prefeito Barella está acompanhando todas as obras de pavimentação

A semana vai encerrar com várias ruas transformadas em Marema. Por meio do programa “Avançar Marema”, a prefeitura pavimentou trechos das ruas Ipiranga, Pedro Álvares Cabral e Lauro Muller e iniciou a abertura da rua Orestes e Alfredo Mayer e o alargamento de um trecho da rua Vidal Ramos. As obras foram executadas com recursos próprios e não haverá custos para os moradores. Mais de 30 famílias foram beneficiadas nesta primeira etapa.

Darci Pagani é um dos moradores beneficiados com o Avançar Marema. Ele afirma que a pavimentação “vai melhorar o município e que esse é um benefício para todos, não somente para quem reside nas ruas asfaltadas. Quanto mais obras, melhor. Temos que agradecer o empenho e o esforço do prefeito, que mesmo sem o apoio da Câmara de Vereadores, está mostrando que tem coragem e força para enfrentar”, afirmou.

Delvino Bertella, Alcebiades Possamai e Amantino Ceratto também são moradores da rua Pedro Álvares Cabral. Juntamente com demais moradores, eles participaram de uma reunião com o prefeito, no início da manhã desta quinta-feira (05). Todos agradeceram pelo empenho da administração municipal em executar a pavimentação.

O programa “Avançar Marema” foi lançado no último dia 14 de agosto. Os trabalhos iniciaram com a instalação de tubulação para drenagem pluvial e a nivelação dos terrenos para construção de calçadas e meios-fios. O prefeito de Marema Adilson Barella, acompanhou todas as etapas do serviço, comemorando a agilidade do programa, já que a conclusão do asfaltamento, estava prevista somente para o final de setembro.

Barella atribui o sucesso do Avançar Marema, à boa gestão dos recursos financeiros. “Trabalhamos para exercer uma gestão consciente, fazendo economia do dinheiro público e agora podemos executar obras com recursos próprios”. Por outro lado, Barella lamenta que o programa está sendo adotado para suprir uma pequena parte dos benefícios que o município teria, caso a Câmara de Vereadores tivesse aprovado o programa federal Avançar Cidades. “Os recursos agora investidos poderiam ser usados em outras áreas, caso o projeto federal tivesse sido aprovado pela maioria dos vereadores. Mas não foi essa a vontade política do Legislativo”, declara o prefeito.

Avançar Cidades

O programa Federal Avançar Cidades previa o asfaltamento, construção de calçadas e a instalação de iluminação pública em todas as ruas não pavimentadas do município, sem nenhuma contrapartida financeira dos moradores. Ainda em 2018, Marema, juntamente com diversos municípios da região, foi contemplado pelo programa Avançar Cidades, do Governo Federal. O investimento seria de R$ 2,8 milhões, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, com prazo de pagamento de 20 anos pelo município, com juros de 6% ao ano.

“Elaboramos projetos e documentos, cumprimos critérios e tivemos a felicidade de ter a aprovação dos órgãos federais. Estava tudo certo para recebermos os investimentos, da mesma forma como hoje estão sendo aplicados por cidades como Entre Rios, Bom Jesus, Abelardo Luz e outras. No entanto, a maioria dos vereadores maremenses não concordou que a cidade recebesse esses investimentos e que houvesse avanços em mobilidade urbana. O projeto teria possibilitado atender a todos, dando acesso igualitário a todos os cidadãos, deixando de privilegiar somente aqueles de áreas centrais. A nós, restou acatar a decisão. Mesmo assim, não deixamos de lamentar que a consequência disso é o travamento do desenvolvimento local”, avalia o prefeito.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro