Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Li, Vi e Ouvi | Previdência, símbolos e provérbio

Por: João Lamarque de Almeida
11/09/2019 14:51 - Atualizado em 26/06/2020 11:28

Verdadeiros Municipalistas

O Brasil foi muito inconsequente, ao demorar tanto tempo para tratar do problema das previdências. Esse exemplo mostra a realidade de nosso sistema federativo: quando há algum problema é o município que costuma segurar as pontas. Mas é preciso ir além. Há um ano, nesta mesma época, então véspera de eleição, nossas comunidades recebiam visitas de candidatos a deputados que se diziam municipalistas. Agora é hora de vê-los na atitude, não apenas no verbo. O nosso país foi incoerente ao demorar tanto tempo para tratar do problema da Previdência e serão homens e mulheres com coragem que conseguiram resolvê-lo.

Os símbolos

A vida se traduz em símbolos. Cada ato humano é um símbolo, na alegria ou na dor. Nas catástrofes, incertezas ou desajustes, os símbolos veem, até o invisível. Vivemos um momento crítico, com o planeta e a obra divina na criação ameaçadas pela sanha destrutiva. No Brasil, o perigo pode virar horror nela incompreensão dos que detêm opoder político. Já escasso, o diálogo sumiu.

Provérbio hindu

Uma jornada de mil milhas começa com um único passo. Poderíamos expressar o mesmo provérbio, dizendo que o oceano começou com uma primeira gota. Ou que o incêndio começou com uma faísca. Ou que a árvore imensa começou de uma semente. Ou que o homem crescido e adulto começou como feto. Assim a viagem longa começa com o primeiro passo. Sem o primeiro passo, não há viagem, não há história. Precisamos dar o primeiro passo em nosso empreendimento. Ou seja, é preciso ter a coragem de começar. Isso vale para a santidade. Mais: nossa vida é pontilhada de começos, que cresceram e chegaram a um fim benéfico.

Pensamento

A natureza é a arte de Deus.

- Dante Alighieri


Alesc - Junho - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro