Lê Notícias - Região - Prefeito Buligon assina TAC com MP para estruturar...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Buligon assina TAC com MP para estruturar Sistema de Controle Interno em Chapecó

Município irá criar nova estrutura, com status de Secretaria e com autonomia e instrumentos para prevenção, apuração e punição
Por: LÊ NOTÍCIAS
12/09/2019 17:39 - Atualizado em 12/09/2019 17:42
Divulgação/LÊ Promotor Diego Barbiero se reuniu com o prefeito Luciano Buligon nesta quarta-feira (11) Promotor Diego Barbiero se reuniu com o prefeito Luciano Buligon nesta quarta-feira (11)

O Município de Chapecó passará a contar com um Sistema de Controle Interno nos moldes defendidos pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por meio do programa Unindo Forças: com autonomia e dotado dos instrumentos para dar eficiência à prevenção, à apuração e à punição de desvios administrativos.

Nesta quarta-feira (11), o município firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó estabelecendo diretrizes e prazos para a implantação da Unidade de Controle Interno (UCI), que terá status de Secretaria e abrangência sobre toda a administração municipal, inclusive autarquias, fundações e empresas públicas.

O acordo foi proposto pelo promotor de Justiça Diego Barbiero e, após muitos estudos e reuniões, assinado pelo prefeito Luciano Buligon. "O modelo aqui de Chapecó será pautado pela efetividade, já que prevê uma unidade autônoma, sem vinculação a qualquer secretaria, mantendo relação direta com o Gabinete do Prefeito", destaca Barbiero.

A UCI atenderá aos 10 princípios propostos pelo programa Unindo Forças, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, e terá sob sua supervisão as atividades de ouvidoria, corregedoria, auditoria e promoção da transparência. O prazo para que o Executivo municipal apresente proposta de lei criando a estrutura é de 120 dias.

Como será a UCI de Chapecó

A Unidade de Controle Interno de Chapecó será responsável pelas ações atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, à promoção da ética no serviço público, ao incremento da moralidade e da transparência e ao fomento ao controle social da gestão, no âmbito da administração municipal.

No TAC está previsto que o responsável pela UCI será escolhido exclusivamente entre os servidores efetivos que possuam graduação em Direito, Administração, Economia ou Contabilidade, dando-se preferência para os ocupantes do cargo de auditor de controle interno.

Cada Secretaria Municipal e ente da administração indireta terá, ainda, um servidor efetivo responsável pela formulação e implementação das diretrizes da UCI, com foco especial na prevenção à corrupção, no acompanhamento de metas e programas de governo e na correção de irregularidades.

"Garante-se, assim, total autonomia de atuação do órgão de controle interno em uma das mais importantes cidades do Estado de Santa Catarina", completa o promotor de Justiça.


Outras Notícias
Oktober 2024
Alesc - Agosto 2024
Creci-SC
Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro