Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Fracassos, projetos e busca da verdade

Por: João Lamarque de Almeida
16/09/2019 09:07 - Atualizado em 26/06/2020 11:27

Fracassos retumbantes

Capitalistas que perderam tudo, como o emblemático Barão do Mauá, deixam de ser competentes? São questões importantes na carreira e na vida pessoal de cada um. Quase todos os estados brasileiros têm feriados para celebrar revoltas fracassadas. Mas claro, com “vitória moral”. Celebramos Cabanagem, Farroupilha, Sabinada, Balaiada e, curiosamente, o esmagamento da Inconfidência Mineira com degredos e uma execução. A vitória total do governo de D. Maria é, no hoje, feriado nacional em homenagem aos que não atingiram seus objetivos naquele século. O desempenho épico de ontem, pode não servir de argumento para amanhã. A polêmica parece apagar os anos de prosperidade econômica. Eis a discreta beleza de estar vivo. Temos nova chance de acertar todo dia e, claro. De colocar tudo a perder sempre. É preciso manter a esperança, até porque continuamos vivos.

Projetos

O que é incentivo à iniciação científica de estudantes de ensino médio. Em disciplinas de cursos técnicos, ligados ao ensino médio e em atividades não vinculadas aos cursos, estudantes são orientados a desenvolverem projetos de pesquisa inovadores e apresentá-los em feiras e mostras científicas no Brasil e no exterior.

Busca da verdade

No Brasil, são vários os exemplos. O presidente insiste na indicação do filho para a embaixada americana, e isso é um escárnio. Eduardo não tem as qualificações necessárias, a coisa cheira a nepotismo, mas o pai parece obcecado com a ideia, uma aprovação no Senado pode custar caro. Mas criticar esse absurdo virou coisa de “isentão”. Mas parece que tal postura, a única que consideramos aceitável, não tem mais espaço nos dias de hoje. O único lado que se julga defensável, porém, é aquele da BUSCA DA VERDADE. E esta não tem partido de estimação.

Pensamento

“As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter”.

- Carlos Drummond de Andrade


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro