Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Ceom desenvolve atividades durante a Primavera dos Museus

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/09/2019 14:57
Unochapecó A Primavera dos Museus ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro, em todo Brasil A Primavera dos Museus ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro, em todo Brasil

Entre os dias 23 e 29 de setembro, em todo o Brasil, é celebrada a 'Primavera dos Museus'. A atividade, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, conta com diversas ações e neste ano possui a temática 'Museus por dentro, por dentro dos museus'. Mais uma vez, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó participará da semana com uma programação especial.

O Ceom inicia na segunda-feira (23/09) com a atividade 'Ceom na Internet', que segue até a sexta-feira (27/09). Através das redes sociais do Centro (Facebook e Instagram), será mostrado mais sobre o trabalho realizado. Com o mesmo objetivo, na terça (24/09) e na quinta-feira (26/09), acontece a atividade 'Por dentro do Ceom: conhecendo nosso dia a dia'. Nela serão visitados os laboratórios e reservas técnicas que normalmente não são mostrados aos visitantes.

Outro evento muito importante que ocorre durante a semana é o 2º Encontro de Educadores em Museus da regional Oeste Catarinense. A atividade acontece na quarta-feira (25/09) e é realizado em parceria com a Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM-SC). O encontro inicia pela manhã, às 09h30, com a palestra 'Mu(seu): a Educação Museal como forma de conexão com o público', ministrada pela museóloga Aline Tavares.

No parte da tarde, será realizada a apresentação da REM-SC e em seguida os educadores inscritos poderão realizar as apresentações de quinze minutos sobre suas ações educativas. Serão oito vagas para os educadores em museus e duas para professores das escolas públicas que quiserem apresentar o desdobramento das atividades que ocorreram nos museus.

A técnica em Educação Patrimonial do Ceom e coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina, Aline Bertoncello, conta que o tema proposto neste ano têm como objetivo proporcionar um olhar mais atento para as atividades que acontecem nos bastidores das instituições museológicas. "Pensando nisso, resolvemos proporcionar aos visitantes a visualização dos nosso trabalhos nos laboratórios e reservas técnicas. Além disso, desenvolvemos em parceria com a REM-SC, o 2º Encontro de Educadores em Museus. Este evento é muito importante para a região, pois é um momento de troca de experiências e de qualificação dos trabalhos das instituições, além de criar de fato uma rede que integre os educadores em museus da região", destaca.


Outras Notícias
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro