Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Li, Vi e Ouvi | Indisciplina e Amazônia

Por: João Lamarque de Almeida
23/09/2019 09:40 - Atualizado em 26/06/2020 11:26

Indisciplina

Atualmente, o Brasil atravessa um momento difícil em relação à indisciplina dos alunos e professores. Agredidos verbal e fisicamente, impossibilitados de utilizar instrumentos como advertência, suspensão e expulsão, os professores têm de resolver os problemas indisciplinares com “carinho e respeito” e, se necessário for acionar os órgãos competentes para que decidam o que fazer nos casos mais graves. Quem tem realmente autoridade em nossas escolhas são o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e da Juventude.

Freio com civilização

Dar vazão aos sentimentos, sem qualquer freio racional ou moral, não é louvável. Civilização é freio, impor limite ao instinto. Falar o que vem à cabeça, não é virtude, mas sim, um vício. Não é coisa de gente “genuína”, mas de bruto insensível. Apontemos os erros de nossos adversários. Reconheçamos a monstruosidade de certas ideologias. Mas tomemos o cuidado de não o transformarmos seus seguidores em bichos sub-humanos, que precisam ser exterminados ou que podem ser tratados como lixo. São, acima de tudo, seres humanos.

Amazônia

A diversidade é a característica da Amazônia. O ecossistema e as culturas das populações da Amazônia formam uma grande sociobiodiversidade. Essa é constituída não só pela natureza, mas por todos os grupos populacionais, indígenas, rurais são considerados um obstáculo pelos investidores capitalistas com o seu modelo predatório. A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity) fala que os Estados devem proteger e utilizar os recursos biológicos, de acordo com a cultura e os costumes das populações locais. Reconhece que cada cultura constrói relações materiais e espirituais com os ecossistemas e cria saberes que lhes possibilita sobrevivência e proteção da vida.

Pensamento

“Livro é aquele companheiro que nos fala e não nos deixa sozinhos”.

- Maria Scala


Alesc - Julho
Fiesc Setembro
Zagonel
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro