Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

ARTE NA ESCOLA

Grafite é usado como ferramenta pedagógica em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/02/2017 15:44 - Atualizado em 23/02/2017 15:49
(Fotos: Secom/Chapecó) (Fotos: Secom/Chapecó)

Olhares curiosos no Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, no Bairro Efapi. Os pequenos querem ver o “novo” corredor da escola, cheio de personagens, cores e imaginação, criado por meio do primeiro grafite feito na unidade escolar. A iniciativa de trazer mais ludicidade para as paredes da instituição partiu dos professores e da gestora. A ideia foi aguçar o imaginário das crianças através da arte.

A ação foi desenvolvida na última semana e de acordo com Dilcemar Gazzola, gestora do Ceim, “a intenção foi transformar um local de circulação diária em algo que encantasse as crianças, que fosse lúdico, tornasse o espaço alegre e não um lugar com simples paredes brancas”, explica.

Aos poucos o que era branco foi ganhando cor, forma e identidade, pelas mãos do artista Digo Cardoso. O grafiteiro, parceiro no projeto, disse que aceitou a parceria imediatamente. “Quando envolve criança, pra mim é algo a mais. Eu acho que esse tipo de pintura em um espaço onde tem muitas crianças desenvolve a percepção criativa delas, além disso, é nesses momentos que podem nascer novos artistas”, enfatiza Digo.

Na parede uma floresta colorida e com personagens, integra agora a rotina das crianças. “As florestas sempre estiveram presentes nos contos infantis, o que encanta ainda mais os alunos. As árvores fazem parte do cotidiano das deles”, conta a gestora. Segundo o artista, o desenho sai do comum. “Busquei algo que fugisse um pouco do normal, daquilo que as crianças estão acostumadas a ver todo dia, claro, sem ser agressivo e causar um impacto negativo, por exemplo, uma árvore vermelha. Dentro da pintura, o mundo que a gente cria é muito mais legal do que o real”.

A partir de agora com o grafite concluído, os professores irão integrar em seus projetos pedagógicos a questão da transformação através da arte. “O contato com a arte, independente de idade ou momento, sempre faz pensar. É um dos papeis da arte. Estarem próximos de uma pintura assim pode estimular a criatividade e abrir portas para uma percepção diferente do mundo”, finaliza Digo.

O que é o Grafite?

O grafite é uma arte de intervenção urbana, na qual é utilizado o spray de tinta para desenhar e descrever uma expressão cultural e social. A pintura em paredes sempre existiu e ao longo da história os desenhos indicaram a evolução do ser humano. Através dessa arte as pessoas comunicam-se, contam suas histórias, expressavam sua criatividade e imaginação.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro