Na tarde de quarta-feira (25), atendendo ao requerimento da vereadora Marcilei Vignatti (PT), o Poder Legislativo recebeu o Coordenador do Imigrantes de Chapecó, Nahum Saint Julien.
Durante a visita, Nahum destacou que Chapecó é um dos principais locais de imigração em Santa Catarina, em virtude da oferta de trabalho nas agroindústrias, porém, essas pessoas que vivem no município, enfrentam algumas dificuldades. “Hoje, os maiores problemas que enfrentamos, são questões relacionadas à vulnerabilidade social. Há carência de emprego, alimentação e moradia”, afirma.
A estimativa é de que, dos mais de 6 mil imigrantes que vivem no município, aproximadamente um sexto não está empregado. Nahum também relata que parte dos estrangeiros que aqui vivem, enfrentam problemas de comunicação. “O município oferece esse serviço na rede pública, eu mesmo trabalho como intérprete, porém, nem sempre consigo atender toda a demanda no meu horário de trabalho”, explica.
O visitante também explanou sobre o trabalho realizado pela associação dos imigrantes e apresentou as solicitações da entidade aos vereadores, como a criação de um local para abrigamento exclusivo dos imigrantes, agilidade, junto à Polícia Federal, para o agendamento no atendimento ao imigrante que precisa regulamentar sua documentação e a desburocratização dos diplomas de ensino médio e fundamental.
Após ouvir as demandas apresentadas pelo visitante, os parlamentares colocaram-se à disposição para auxiliar a todos que são acolhidos pelo município.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro