Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mundo das Profissões da Unochapecó recebe cerca de 4 mil alunos

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/09/2019 10:02 - Atualizado em 27/09/2019 10:04
Unochapecó Evento é organizado pelo Programa de Orientação Profissional (POP) da Unochapecó, que busca nortear alunos quanto às escolhas relacionas à carreira Evento é organizado pelo Programa de Orientação Profissional (POP) da Unochapecó, que busca nortear alunos quanto às escolhas relacionas à carreira

Qualquer acadêmico pode confirmar, a vida universitária é bem diferente do que nós imaginamos quando ainda estamos no ensino médio. O contato direto com a profissão pode fazer com que o estudante tenha certeza de que o caminho escolhido é o certo ou, em alguns casos, não é o ideal. Para que isso não aconteça, uma boa orientação na hora de escolher a graduação é muito importante. É por isso que o Programa de Orientação Profissional (POP) da Unochapecó realiza o Mundo das Profissões no próximo sábado (28/09).

Ao longo da tarde, a Uno receberá cerca de 4 mil alunos de 120 escolas dos três estados do Sul, que poderão conhecer um pouco mais sobre suas áreas de interesse por meio de conversas com acadêmicos e professores. Essa experiência pode abrir novas portas para os estudantes, como aconteceu com Júlio César Dircksen no ano passado. Antes de participar do POP, o jovem tinha uma idéia do que queria cursar. Porém, com a orientação do Programa, o caminho escolhido foi um pouco diferente. Agora acadêmico do 2º período de Administração, ele mudou de ideia quando visitou o Mundo das Profissões. "Pude socializar com muitas pessoas com ideias diferentes, conhecer outros cursos, podendo ter certeza do que realmente gostaria de fazer e, também, ver o mundo da Universidade".

Neste ano, Júlio irá representar o seu curso no Mundo com um desafio muito especial. "Poder repassar um pouco do que senti e passei quando participei do evento, pois dessa forma posso ajudar as pessoas que também tenham dúvidas da carreira que pretendem seguir, assim como eu tinha".

Auxiliar os alunos nesse momento tão cheio de dúvidas e novidades também é o objetivo de quem trabalha diretamente com os adolescentes. A Escola Jurema Savi Milanez, de Quilombo - SC, participa de evento desde a primeira edição, e neste ano, tratá 65 alunos acompanhados por oito professores. "O POP já é tradição em nossa escola. Os alunos do ensino médio ficam contando o tempo para chegar no 3º ano e poder participar de todas as etapas e atividades que este programa disponibiliza", explica a assistente técnica pedagógica da escola, Elis Basso.

Segundo Elis, os alunos passar por momentos de muitas dúvidas, incertezas e projeções nesta fase, e orientação do programa é muito importante. "As atividades desenvolvidas pelo POP fazem toda a diferença na vida desses jovens. Para sábado, esperamos finalizar essa ação do ano com muita informação, troca de ideias e diversão".

ORIENTAÇÃO CAPACITADA

Muitos dos alunos que irão passar pela Unochapecó já conhecem bem o papel do POP na escolha da profissão. Ao longo do ano, eles receberam a visita do Programa, que se divide em três etapas. A primeira delas, é a Construção do Projeto de Vida. Por meio de atividades que estimulem o autoconhecimento, explorem aspectos do autoconceito geral e vocacional e reflitam sobre o mercado de trabalho, essa parte da orientação propicia uma reflexão sobre a importância de ter um projeto de vida que inclua a carreira.

Na segunda etapa, é realizada a construção do Projeto Profissional, com entrevistas que ajudam a sanar dúvidas e auxiliar os alunos no processo de tomada de decisão. Por fim, a última fase é o Mundo das Profissões. Para a coordenadora do POP, Renata Signor, o contato com acadêmicos e professores de diferentes áreas é fundamental para o processo. "Esta última etapa permite que o estudante converse com profissionais e conheça a realidade da profissão que ele demonstrou interesse. Também é importante pois permite que ele vivencie o que é estar em uma universidade e aprofunde seus conhecimentos referentes aos cursos de graduação".

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues, o principal intuito do POP é auxiliar as escolas no trabalho que já desenvolvem com os estudantes, e o Mundo é quando toda a Instituição se envolve nessa missão. "É um momento importante para a tomada de decisão profissional dos estudantes. Toda a Universidade, professores, coordenadores de cursos, acadêmicos, e técnicos se organizam para receber, acolher e prestar as informações que os estudantes buscam".


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro