Close Menu

Busque por Palavra Chave

Policial militar evita suicídio na manhã de domingo no Centro de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/09/2019 20:14

Uma ocorrência marcante sensibilizou a Polícia Militar de Xaxim neste domingo (29). Era por volta das 11h45 quando quatro policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência de tentativa de suicídio, em uma sacada do terceiro andar de um prédio na rua Cândido Teston, no Centro de Xaxim.

Quando a guarnição chegou ao local, um policial fez a segurança da área, enquanto três outros entraram no apartamento e se depararam com um homem, de identidade não revelada, fora da sacada e com um fio amarrado no pescoço.

Devidamente treinado para o caso, um policial militar aguardou o momento certo para imobilizar o homem, trazendo-o para dentro da sacada, evitando uma tragédia.

Após ser resgatado e colocado em segurança no interior do apartamento, ele foi conduzido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros ao Hospital Frei Bruno, em Xaxim, para atendimentos médicos.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

PREVENÇÃO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, isso indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

APOIO

Os contatos com o Centro de Valorização da Vida (CVV) são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, há um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro