Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Escolas municipais de Chapecó recebem premiação em Concurso de Redação

Prefeitura de Chapecó Estudantes do Ensino Fundamental escreveram redação na disciplina de Educação e Direitos Humanos Estudantes do Ensino Fundamental escreveram redação na disciplina de Educação e Direitos Humanos

A premiação do Concurso de Redação promovido pela Receita Federal, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Secretaria de Educação de Chapecó aconteceu na segunda-feira (30). Esse evento marca uma etapa do Projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, que busca estimular a convivência social, promover a conscientização da importância dos tributos, despertar a solidariedade, exercitar o espírito de liderança e motivar toda a comunidade escolar para o exercício da cidadania.

Participam do projeto 19 escolas da rede municipal de ensino, realizando no decorrer do ano diversas atividades. O Concurso de Redação “Um Novo Jeito de Repensar o Mundo”, teve como objetivo propor a reflexão crítica dos alunos. O conteúdo proposto foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Educação e Direitos Humanos com as turmas de 9º anos do Ensino Fundamental. Cada aluno redigiu uma redação de autoria individual. Em seguida, as escolas encaminharam três redações por turma à Secretaria Municipal de Educação, que formalizou a entrega das mesmas, à comissão constituída por representantes da Unoesc e Receita Federal, para avaliação conjunta.

Foram premiados com um smartphone, doado pela Receita Federal do Brasil, o autor da redação vencedora de cada turma participante e o professor coordenador, totalizando 28 alunos e 16 professores. A professora Melodi Forceline, da disciplina de Educação e Direitos Humanos, destaca que antes de escrever os alunos estudaram a temática. “Estudamos os materiais sobre o que são os tributos, para que servem e sua importância social, e auxiliamos os alunos na construção das redações, foi muito interessante o trabalho com essa temática”, explicou.

A estudante Karen Amorin de 13 anos, da EBM Padre José Anchieta relata que não conhecia nada sobre o tema e que precisou pesquisar para escrever a redação. “Deu muito trabalho, mas eu gostei”, disse. Este concurso teve por objetivo conscientizar os alunos para a importância da arrecadação dos tributos e da educação fiscal, como um dos caminhos para combate a corrupção e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto tem continuidade com a realização de outras provas, tais como: Coleta do Lacre Solidário e Coleta de tampinhas de plástico. Quando o projeto finalizar a Escola Campeã receberá como prêmio mercadorias apreendidas pela Receita Federal para a realização de um bazar beneficente, no valor aproximado de R$ 50.000,00. “A parceria estabelecida entre a Unoesc, a Receita Federal e a Secretaria de Educação está sendo importante para o desenvolvimento do tema educação fiscal nas escolas, isso contribui significativamente no processo educativo dos nossos estudantes e também para a valorização da educação em nosso município”, finalizou a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera.


Outras Notícias
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro