Uma megaoperação da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, intitulada de “Harpócrates”, resultou na fiscalização e recolhimento de mercadorias importadas irregularmente e de produtos pirateados, na manhã desta terça-feira (1°), em Chapecó.
Às vésperas do Dia das Crianças, um dos focos da operação é retirar do mercado brinquedos e artefatos infantis introduzidos no país sem o crivo dos órgãos que monitoram a qualidade e a segurança dos produtos colocados no mercado. Assim surgiu o nome da operação, que espelhou-se em um deus da mitologia grega, reconhecido como protetor das crianças.
Além das forças policiais, mais de 40 auditores fiscais, analistas tributários e agentes administrativos da Receita Federal trabalharam na operação de combate ao contrabando, descaminho e pirataria. A fiscalização aconteceu após o Setor de Inteligência da Polícia Federal apontar indícios de que no local estava se comercializando mercadorias ilegais.
Os produtos recolhidos, transportados por três caminhões, uma van, alguns carros e pick-ups, foram encaminhados ao depósito da Receita Federal e estarão à disposição dos proprietários que apresentarem a documentação que comprove a origem dos produtos.
Confira o momento em que servidores da Receita Federal realizaram o recolhimento:
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro