Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Curso em Passos Maia ensina técnicas de produção de defumados e derivados de carne suína

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/10/2019 11:00
Prefeitura de Passos Maia Atividades realizadas com grupo de dez mulheres aconteceram ao longo de dois dias nesta semana Atividades realizadas com grupo de dez mulheres aconteceram ao longo de dois dias nesta semana

Dez mulheres participaram nesta semana do curso de defumados e derivados de carne suína em Passos Maia. O treinamento nos dias 1º e 2 de outubro foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Passos Maia e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.

Lineu Luiz Surdi, instrutor responsável pelas atividades, ensinou às agricultoras as boas práticas de manipulação dos alimentos e técnicas de produção de derivados de carne suína, como salame italiano, salame colonial, linguicinha toscana, linguicinha frescal, hambúrguer, lombo defumado, bacon, costela defumada e mignon defumado.

“Os dois dias foram muito produtivos, trocamos muitas informações. Muitas dúvidas foram esclarecidas”, considerou. Segundo Lineu, além do consumo próprio, o curso pode servir de pontapé para a comercialização dos produtos. No entanto, ele lembrou que os processos necessários para a venda são de responsabilidade de cada agricultora. “Nós trabalhamos o como fazer e as técnicas do produto. Questão da parte legal, o produtor tem que procurar os órgãos competentes”.

“Foi um curso excelente, muito proveitoso, de extrema importância para as nossas famílias”, considerou Marli Moterle. A moradora do Assentamento Conquista dos Palmares torce para que o aprendizado possa gerar frutos, resultado na criação de uma agroindústria familiar. “Todo o processamento da carne suína aprendido nesses dois dias poderá ser feito em casa e quem sabe a gente consiga despertar o interesse por uma agroindústria. Só temos a agradecer à Secretaria de Agricultura por mais esse curso”, reforçou.

A diretora da Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, elogiou o empenho de cada participante e disse que outros cursos já estão programados, como o de planejamento e implantação de negócios turísticos, nos dias 7 e 8 deste mês, na Coperfam, além do curso de produção de hortas orgânicas, no Assentamento Conquista dos Palmares, nos dias 17 e 18 deste mês. “Nossa meta é levar capacitação e conhecimento a todas as famílias do campo”, assinalou.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro