Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó e UFFS assinam convênio para finalização de Unidade de Saúde

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/10/2019 09:04 - Atualizado em 07/10/2019 09:09
Prefeitura de Chapecó Acordo de cooperação técnica tem validade de 20 anos e poderá ser prorrogado Acordo de cooperação técnica tem validade de 20 anos e poderá ser prorrogado

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Prefeitura de Chapecó assinaram, na última quinta-feira (03), o convênio para finalização de Unidade Básica de Saúde do Município. Os objetivos da parceria são além da finalização das obras, também a implantação dos ambulatórios de especialidades médicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFFS.

O acordo da cooperação técnica entre as partes tem como finalidade o desenvolvimento das práticas acadêmicas da UFFS, o fortalecimento da integração entre ensino e serviço para a orientação da formação de graduandos e pós-graduandos nas áreas da saúde vinculados à UFFS – campus Chapecó, junto ao Centro de saúde da Família Esplanada, localizado na rua Israel.

As tratativas são de que a UFFS finalizará a obra da UBS e a Prefeitura a estruturará para seu completo funcionamento, cedendo o espaço térreo para ser utilizado pelos cursos da Instituição. É nesse espaço térreo que serão construídos os ambulatórios de especialidades médicas, uma estrutura necessária para os cursos de saúde. Eles funcionarão como um campo de prática para os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem através do atendimento à população da cidade.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a assinatura do convênio é uma medida necessária e importante para os cursos da área da saúde. “Nós precisamos viabilizar esses ambulatórios na unidade básica de saúde e nosso curso de Enfermagem e Medicina farão uso direto de forma bem significativa que cooperará bastante na formação dos nossos estudantes. Acredito que tanto para nós da UFFS quanto para a Prefeitura trará contribuições importantes”, afirmou.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou o potencial da Universidade no desenvolvimento regional e, por isso, a importância das instituições estreitarem os laços. “Com esse convênio a Universidade traz o seu conhecimento para a aplicação prática e o município traz também seu conhecimento e acima de tudo trabalho especializado para a saúde pública em casos concretos. Trabalhar os espaços públicos para que a gente consiga chegar no resultado final é muito importante, também esse é um exemplo concreto de quando as universidades saem do seu ambiente natural que é a academia para a prática no Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

Para a secretária de saúde de Chapecó, Maristela Bisognin Santi Rocha, a formalização do convênio vem integrar cada vez mais a Universidade com a prática. “Com esse convênio, nós conseguimos concluir essa obra que passou por vários processos até esse momento e essa parceria vem também fortalecer e formar cada vez mais profissionais com o olhar para a realidade”, concluiu.

A Secretaria Especial de Obras da UFFS estima um investimento de R$ 1,5 milhão para a conclusão da obra da UBS e do ambiente que abrigará os ambulatórios.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro