Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governador Colombo viaja ao Japão para ampliar parcerias no agronegócio

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/03/2017 11:18
Governador Raimundo Colombo está presente no seminário Oportunidades & Negócios (Foto: Arquivo/LÊ) Governador Raimundo Colombo está presente no seminário Oportunidades & Negócios (Foto: Arquivo/LÊ)

A comitiva liderada pelo governador Raimundo Colombo iniciou a viagem oficial para o Japão nesta quinta-feira (02) com o objetivo de ampliar parcerias para promover o agronegócio catarinense, em especial o mercado de carnes. “O Japão é um parceiro estratégico e essa relação precisa ser fortalecida, é fundamental que a gente faça isso. Tenho certeza que voltaremos desta viagem com frutos positivos para agora e para o futuro de Santa Catarina”, avalia Colombo.

A viagem oficial para o Japão ocorre entre os dias dois e 13 de março, período em que o vice Eduardo Pinho Moreira assume o governo. A comitiva participará do seminário Oportunidades & Negócios, promovido em Tóquio, no dia 6, resultado de uma parceria da Embaixada do Brasil no Japão com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

E no dia 7 participará da Foodex Japan 2017, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. A feira será realizada até o dia 10, na província de Chiba, no Japão. O evento tem como objetivo apresentar as últimas tendências de alimentos e bebidas de todo o Japão e do mundo. Esta será a 42ª edição da feira, que contará com fabricantes de alimentos e bebidas e empresas comerciais que representam cerca de 80 países entre os seus expositores.

O governador lembra que o agronegócio vive um bom momento e se consolida como um dos principais setores que fortalecem o Estado no enfrentamento à crise. Santa Catarina encerrou 2016 como o maior produtor e exportador de carne suína do País. É também o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil.

O Estado também se destaca na defesa sanitária. Santa Catarina é hoje o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, faz parte de uma zona livre de peste suína clássica com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O status sanitário diferenciado dá acesso exclusivo aos mercados mais competitivos do mundo, como habilitação para exportar carne suína para Estados Unidos e Japão.

Ao longo da viagem, também estão previstos encontros com órgãos empresariais e do governo japonês. A comitiva liderada pelo governador contará com o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o secretário de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira; o diretor de economia da SAI, Guilherme Bez Marques; o deputado Gelson Merisio; o ajudante de ordem do governador, coronel Luiz Carlos Vitório; e o diretor de Imprensa da Secom, Claudio Thomas. Da Federação das Indústrias, também participam o presidente Glauco José Corte; o diretor de relações institucionais e industriais, Carlos Henrique Ramos Fonseca; e a coordenadora do Centro Internacional de Negócios, Tatiani Leal.

Essa será a 14ª missão internacional realizada pelo governador Raimundo Colombo desde 2011, sendo a quarta no atual mandato.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro