No último sábado (12), foi realizado o pré-lançamento do livro “Sou diáspora: identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil”, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Efapi. O evento também teve apresentações de músicas e danças, oficinas e coffee break com comidas tradicionais do Haiti.
O trabalho foi desenvolvido pela aluna Taíse Staudt, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e é resultado de cerca de dois anos de pesquisa, a qual registra e analisa lembranças de haitianos que residem em Chapecó e na região. O objetivo é conhecer as histórias, formas de vida e compreender as motivações que os mantêm no Brasil.
Este projeto faz parte do Edital das Linguagens, desenvolvido pela Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, e é um incentivo à leitura e à diversidade étnica e cultural presente na cidade e na região, proporcionando maior informação e conhecimento sobre a cultura, política e economia haitiana.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro