A Administração Municipal de Chapecó entregou neste domingo um ginásio de esporte e quatro salas de aula, novos, para a comunidade do Trevo. O ginásio de esportes homenageia liderança comunitária local com a denominação de Valdemar Antonio Bordignon. Além de familiares do homenageado, autoridades convidadas, o ato oficial precedeu festa comunitária, à base de costelão, organizada pelos moradores.
O Ginásio foi construído na Rua Pedro Folle, ao lado do Centro Comunitário, com serviços de terraplanagem executados por equipes da Prefeitura e da empresa responsável pela obras. Com 1.834,47 m² de área a estrutura foi erguida em concreto armado pré-fabricado e cobertura metálica. Conta com equipamentos poliesportivos, sanitários adaptados e vestiários e as quatro salas de aula.
Assim, as novas estruturas atendem programas e projetos da Educação e do Esporte. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 200 crianças do CEIM Cantinho da Imaginação, serão acolhidas no local a partir de 2020. Na área do esporte, o espaço do ginásio abrigará o projeto Atleta do Futuro, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEGEL.
Além disso, com dimensões 40 x 20, a quadra é a única oficial do município em condições de sediar uma partida da Liga Nacional e Estadual, por exemplo. Nesse aspecto, como destaca o presidente da Associação de Moradores, Cleomar Elli, a quadra poderá sediar competições da iniciativa privada, como SESC e SEST/SENAT. Outras entidades sinalizam que poderiam usar o local para treinamento, caso do Futsal Masculino, além dos jogos do campeonato estadual da modalidade.
Presididos pelo vice-prefeito Elio Cella, os atos oficiais contaram com a participação de diversas autoridades, entre elas a do ex-prefeito e ex-deputado federal, autor da emenda dos recursos destinados à construção da obra, João Rodrigues; do deputado estadual Altair Silva; do vereador João Rosa, representando a Câmara de Vereadores, vereadores, secretários municipais, e lideranças comunitárias. A sra. Imelde Zancam Bordignon, esposa de Valdemar Antonio Bordignon (falecido), representou a família do homenageado.
VALDEMAR BORDIGON
O Ginásio-Escola do Trevo leva o nome de Valdemar Antonio Bordignon, natural de Casca(RS), um dos 12 filhos de Guerino Bordignon e Tereza Sagim Bordignon. Aos 5 anos de idade ele veio morar com o tio, Domingos Bordignon,em Santa Lucia, no município de Quilombo.
Mais tarde, casou-se com Imelde Zancam Bordignon, com quem teve três filhos: Roberto Antonio Bordignon, Cris Kelli Bordignon e RafaelBordignon (falecido). Fundaram a empresa Bordignon Carvão Catarinense em Quilombo e em meados de 1995 mudaram-se para chapecó.
Sempre foi ativo na comunidade e participou de várias atividades: foi membro do PMDB, da Chapecoense, do Conseg da Polícia Militar; presidente da comunidade do bairro Trevo, Nossa Senhora Aparecida, por três anos; presidente do Conselho da Escola Alexandre Alecio Cella por dois mandatos, mesmo não tendo mais filhos pertencendo à escola. Foi um dos moradores que lutou muito para conseguir o ginásio. Faleceu em 23 de dezembro de 2012.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro