Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO

Estudantes da EBM Dom Bosco de Xaxim são selecionados para VII Olimpíada Filosófica da UFPR

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/10/2019 10:52 - Atualizado em 15/10/2019 10:53
Vitória Schettini/LÊ Três turmas de 9º ano gravaram vídeos relacionados à Filosofia e agora, participarão da Olimpíada, que ocorrerá no dia 18 de outubro Três turmas de 9º ano gravaram vídeos relacionados à Filosofia e agora, participarão da Olimpíada, que ocorrerá no dia 18 de outubro

Por Vitória Schettini

A Filosofia é uma disciplina catedrática que se dedica a estudar as problemáticas relacionadas à existência, aos valores morais, da mente e da linguagem. A palavra grega, que significa “amor à sabedoria”, será o principal objeto de estudo dos alunos das turmas de 9º ano da Escola Básica Municipal Dom Bosco, de Xaxim, que foram escolhidos para representar o município na VII Olimpíada Filosófica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontecerá em Curitiba. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, a coordenação pedagógica da escola, juntamente com o professor Dr. Anderson Tedesco contam como foi a preparação dos alunos para atingirem os resultados, que foram inéditos.

De acordo com o professor Anderson, a Olímpiada Filosófica da UFPR é uma atividade singular e é a primeira vez que a escola está participando. “Os assuntos abordados estão vinculados às temáticas que trabalho com as turmas na disciplina de Ensino Religioso, que refletem sobre questões do dia a dia, como ética e moral. A partir disso, nós criamos os trabalhos, em forma de vídeo, para serem enviados à Olimpíada”, relembra.

Ainda, ele destaca que a UFPR oferece o diferencial na formação acadêmica dos estudantes, através deste evento. “Nossos alunos estão se preparando ainda no ensino fundamental e isso os insere, de certa forma, na iniciação cientifica, o que geralmente ocorre no apenas no ensino superior. Para participarem, os alunos buscaram temáticas relacionadas à Filosofia e às Ciências da Religião e escreveram resumos em grupos de até cinco pessoas. As apresentações dos vídeos foram mostradas por meio de letras de música e poesias”, ressalta.

A EBM Dom Bosco enviou 14 vídeos, dos quais 11 foram aprovados. Os alunos das três turmas de 9º irão a Curitiba, ao campus da UFPR, na sexta-feira (18). “Lá, eles comentarão acerca da experiência de como foi pensar nas temáticas filosóficas e nos resultados. Nós agradecemos pelo apoio da coordenação da escola, demais professores e dos pais dos alunos, e também ao professor Dr. Geraldo Balduino Horn, que deu abertura à nossa participação e que está à frente da organização da competição. Toda essa estrutura foi fundamental para que esses grandes resultados fossem conquistados”, pontua Anderson.

Para a vice-coordenadora Lucilei Cristina Heinz, é uma honra a escola se destacar em mais uma olimpíada, que mostra o potencial dos estudantes. “O Dom Bosco tem essa tradição, de há muito tempo, participar de competições de Matemática, Português, Ciências e História. O professor Anderson nos procurou e nos mostrou o projeto, então ficamos interessados. Os alunos também se engajaram e fizeram lindos trabalhos de temas estudados em sala de aula. Estamos muito felizes e sabemos que o trabalho em equipe, de toda a escola, tornou isso possível, que foram as aprovações nos vídeos, já na primeira vez que fazemos parte da Olimpíada”, enfatiza.

A diretora Sirlei Bertolin releva que é uma grande da satisfação participar do evento, que é organizado por uma das melhores instituições de ensino superior do País. “Isso mostra o esforço e dedicação dos discentes. Nós tivemos grande suporte, sobretudo com custos, da Secretaria Municipal de Educação, em relação ao transporte e almoço para os alunos. Também gostaria de agradecer o auxílio do professor Leandro Brandalise com a edição dos vídeos e postagem no YouTube. Nós estamos muito contentes e sabemos os estudantes se dedicaram além da sala de aula para conseguir isso, num período de dois meses”, finaliza a diretora.

Os vídeos da escola podem ser assistidos no YouTube, através do link https://bit.ly/2MLCg1c.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro