Lê Notícias - Xaxim - Estudantes da EBM Dom Bosco de Xaxim são...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO

Estudantes da EBM Dom Bosco de Xaxim são selecionados para VII Olimpíada Filosófica da UFPR

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/10/2019 10:52 - Atualizado em 15/10/2019 10:53
Vitória Schettini/LÊ Três turmas de 9º ano gravaram vídeos relacionados à Filosofia e agora, participarão da Olimpíada, que ocorrerá no dia 18 de outubro Três turmas de 9º ano gravaram vídeos relacionados à Filosofia e agora, participarão da Olimpíada, que ocorrerá no dia 18 de outubro

Por Vitória Schettini

A Filosofia é uma disciplina catedrática que se dedica a estudar as problemáticas relacionadas à existência, aos valores morais, da mente e da linguagem. A palavra grega, que significa “amor à sabedoria”, será o principal objeto de estudo dos alunos das turmas de 9º ano da Escola Básica Municipal Dom Bosco, de Xaxim, que foram escolhidos para representar o município na VII Olimpíada Filosófica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontecerá em Curitiba. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, a coordenação pedagógica da escola, juntamente com o professor Dr. Anderson Tedesco contam como foi a preparação dos alunos para atingirem os resultados, que foram inéditos.

De acordo com o professor Anderson, a Olímpiada Filosófica da UFPR é uma atividade singular e é a primeira vez que a escola está participando. “Os assuntos abordados estão vinculados às temáticas que trabalho com as turmas na disciplina de Ensino Religioso, que refletem sobre questões do dia a dia, como ética e moral. A partir disso, nós criamos os trabalhos, em forma de vídeo, para serem enviados à Olimpíada”, relembra.

Ainda, ele destaca que a UFPR oferece o diferencial na formação acadêmica dos estudantes, através deste evento. “Nossos alunos estão se preparando ainda no ensino fundamental e isso os insere, de certa forma, na iniciação cientifica, o que geralmente ocorre no apenas no ensino superior. Para participarem, os alunos buscaram temáticas relacionadas à Filosofia e às Ciências da Religião e escreveram resumos em grupos de até cinco pessoas. As apresentações dos vídeos foram mostradas por meio de letras de música e poesias”, ressalta.

A EBM Dom Bosco enviou 14 vídeos, dos quais 11 foram aprovados. Os alunos das três turmas de 9º irão a Curitiba, ao campus da UFPR, na sexta-feira (18). “Lá, eles comentarão acerca da experiência de como foi pensar nas temáticas filosóficas e nos resultados. Nós agradecemos pelo apoio da coordenação da escola, demais professores e dos pais dos alunos, e também ao professor Dr. Geraldo Balduino Horn, que deu abertura à nossa participação e que está à frente da organização da competição. Toda essa estrutura foi fundamental para que esses grandes resultados fossem conquistados”, pontua Anderson.

Para a vice-coordenadora Lucilei Cristina Heinz, é uma honra a escola se destacar em mais uma olimpíada, que mostra o potencial dos estudantes. “O Dom Bosco tem essa tradição, de há muito tempo, participar de competições de Matemática, Português, Ciências e História. O professor Anderson nos procurou e nos mostrou o projeto, então ficamos interessados. Os alunos também se engajaram e fizeram lindos trabalhos de temas estudados em sala de aula. Estamos muito felizes e sabemos que o trabalho em equipe, de toda a escola, tornou isso possível, que foram as aprovações nos vídeos, já na primeira vez que fazemos parte da Olimpíada”, enfatiza.

A diretora Sirlei Bertolin releva que é uma grande da satisfação participar do evento, que é organizado por uma das melhores instituições de ensino superior do País. “Isso mostra o esforço e dedicação dos discentes. Nós tivemos grande suporte, sobretudo com custos, da Secretaria Municipal de Educação, em relação ao transporte e almoço para os alunos. Também gostaria de agradecer o auxílio do professor Leandro Brandalise com a edição dos vídeos e postagem no YouTube. Nós estamos muito contentes e sabemos os estudantes se dedicaram além da sala de aula para conseguir isso, num período de dois meses”, finaliza a diretora.

Os vídeos da escola podem ser assistidos no YouTube, através do link https://bit.ly/2MLCg1c.


Outras Notícias
Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro