Close Menu

Busque por Palavra Chave

Semana Lixo Zero é aberta em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/10/2019 09:27
Prefeitura de Chapecó Ações sustentáveis foram concentradas na avenida Getúlio Vargas neste domingo (20) e a rua ficou fechada para os carros das 14h às 18h Ações sustentáveis foram concentradas na avenida Getúlio Vargas neste domingo (20) e a rua ficou fechada para os carros das 14h às 18h

Sem a circulação de carros, a Avenida Getúlio Vargas recebeu as famílias e concentrou ações de entidades, empresas, escolas, secretarias municipais, grupos de amigos, condomínios e instituições. A criançada também pode se divertir bastante. Foi uma oportunidade para a população conhecer as ações Lixo Zero em andamento em Chapecó e se sentir parte deste momento. As seguintes atividades aconteceram:

- Exposição de ações sustentáveis;

- Bazar Solidário (Central de doações e entrega de roupas e alimentos);

- Artesanato Chapecoense;

- Manifestações artísticas e culturais;

- Pontos de entrega voluntária de todos os tipos de resíduos na Praça Central;

- Rua livre para atividades de lazer.

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização composta por diversas atividades como exposições, rodas de conversas, oficinas de compostagem, mutirões de limpeza, palestras, feiras e bazares. O evento acontece em todo o Brasil no mês de outubro. Por meio da Lei Nº 7.241, o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero. Neste ano, ela acontece de 20 a 27 de outubro em diversos espaços públicos, comunitários e privados.

COMO PARTICIPAR

Em anexo, você pode acessar a relação de ações confirmadas. E ainda dá tempo para propor uma atividade. Qualquer cidadão, grupo ou empresa pode promover uma ação, desde que se enquadre nos princípios do Programa Lixo Zero. A iniciativa pode ser cadastrada até o dia 24, no seguinte link: https://forms.gle/Zvd1Aw2K5NTBBuwR6

Acompanhe, em anexo, as instituições e empresas que já estão engajadas e que cadastraram suas iniciativas até a manhã desta segunda-feira (21). 62 ações de parceiros já estão inscritas, entre supermercados, escola de idiomas, universidades,ações comunitárias, instituições bancárias, empresa de eventos, academias, polícia ambiental, condomínios, sindicatos, projetos culturais, escolas. Do público quantificado até agora, pelo menos, 28.886 pessoas terão contato com alguma atividade Lixo Zero.

Segundo o Prefeito, Luciano Buligon, as pessoas são os principais protagonistas deste momento. “O Lixo Zero vem provocando uma verdadeira revolução ética em Chapecó, com mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes. Sabemos que temos desafios, mas estamos muito felizes com o engajamento da sociedade. Neste domingo, a comunidade precisa se sentir parte e conhecer as ações sustentáveis que transformam vidas e mudam histórias em Chapecó”, acrescentou.

A Semana é mais uma ação de mobilização, compartilhamento de informações e provocação da sociedade, para que o cidadão, de forma consciente e unindo esforços, aplique os princípios Lixo Zero, e faça de Chapecó uma cidade cada vez mais bonita e sustentável. A Semana segue com atividades até o próximo dia 27 de outubro, domingo.

SEMANA LIXO ZERO

A Semana é um instrumento de política pública socioambiental que tem como objetivos:

I - proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Município, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e população em geral;

II - fomentar a economia solidária e a inclusão social;

III - propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos;

IV - promover ações educativas e de conscientização sobre a temática;

V - incentivar o consumo consciente;

VI - realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município;

VII - disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

  • Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;
  • Eficiente: separação correta;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

PROGRAMA LIXO ZERO CHAPECÓ

Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.

De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o prefeito Luciano Buligon.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro