Close Menu

Busque por Palavra Chave

Drauzio Varella palestra sobre qualidade de vida no dia 05 de novembro em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/10/2019 14:06 - Atualizado em 23/10/2019 14:20
Divulgação/LÊ Cancerologista formado pela USP, Drauzio Varella é um dos médicos mais respeitados do Brasil Cancerologista formado pela USP, Drauzio Varella é um dos médicos mais respeitados do Brasil

Uma das maiores autoridades médicas do país, Drauzio Varella estará em Chapecó no dia 05 de novembro, terça-feira, para ministrar uma palestra sobre os principais cuidados que devem ser adotados para uma vida com mais saúde. A palestra iniciará às 18h40 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, após a abertura oficial do 9º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite.

O evento é uma realização do projeto #BebaMaisLeite e tem o patrocínio da Aurora Alimentos e da Tetra Pak. As inscrições custam R$10,00 e podem ser feitas pelo portal www.bebamaisleite.com.br. A renda das inscrições será revertida em doação de leite para Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO).

SOBRE DRAUZIO VARELLA

Drauzio Varella é médico cancerologista formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos.

No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Foi um dos pioneiros no tratamento da aids, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à aids, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Na Rede Globo, Drauzio participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Na Amazônia, região do baixo rio Negro, Drauzio Varella dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto, apoiado pela FAPESP, é realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.



Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro