Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado federal Peninha é relator de projeto que incentiva a produção de mel

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/10/2019 09:38 - Atualizado em 28/10/2019 09:40
Assessoria Deputado Peninha Projeto de Lei foi aprovado na última quinta-feira (24) pela Câmara dos Deputados Projeto de Lei foi aprovado na última quinta-feira (24) pela Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (24) o PL 6913/17 que institui uma política nacional de incentivo à produção de mel e o desenvolvimento do setor de criação de abelhas. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) foi relator do projeto que agora segue para tramitação do Senado Federal.

A criação de abelhas é uma opção de incremento de renda para a agricultura familiar. “O Estado de Santa Catarina é referência na produção de mel. O objetivo do projeto é elevar os padrões de qualidade do produto e garantir uma renda maior aos produtores”, explica o deputado Peninha.

O INCENTIVO

A apicultura é um mercado em expansão no Brasil, entretanto a organização da cadeia produtiva ainda é precária, especialmente devido à escassez de locais adequados para a extração do mel e beneficiamento da cera. O setor também enfrenta a falta de assistência técnica e desconhecimento por parte da população quanto às propriedades e benefícios do consumo do produto.

“Dentre os meios que o projeto de lei propõe para incentivar o desenvolvimento da atividade estão o uso de tecnologias, oferta de crédito rural, qualificação de mão de obra, cooperativismo, certificações de origem e selos de qualidade. Há um imenso potencial a ser explorado”, destaca o deputado relator da proposta.

Antes de ser aprovado pela CCJC, a matéria, que tem autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), foi analisado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Como não necessita de análise no plenário, o projeto segue para aprovação do Senado Federal e posterior sanção do presidente Jair Bolsonaro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro