Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó marca presença no Congresso das Américas sobre Educação Internacional

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/10/2019 10:34 - Atualizado em 28/10/2019 10:39
Unochapecó Representantes da Acafe com o coordenador do evento e reitores da UDCA e Santo Tomás Representantes da Acafe com o coordenador do evento e reitores da UDCA e Santo Tomás

Aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro em Bogotá, na Colômbia, o Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI). O evento é um fórum continental, que reúne os principais representantes vinculados à internacionalização do ensino nas Américas. O reitor da Unochapecó e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), participou do Congresso e firmou importantes parcerias para o desenvolvimento de todas as universidades da Associação.

Pela Unochapecó, participaram do evento, também, a analista da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade (Arni), Liana dos Santos e a coordenadora do curso de Administração, professora Cleunice Zanella. Pela Acafe, acompanharam a viagem o secretário executivo da Acafe, professor Paulo Ivo Koehntopp, e o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

No último dia do CAEI, o professor Claudio participou de uma mesa redonda com representantes do México e Canadá, para debater o tema 'O Ensino Superior Comunitário em evolução - estruturando a inovação para a formação profissional'. De acordo com Liana, além do CAEI, o grupo participou de um evento promovido pela embaixada do Brasil na Colômbia, juntamente com a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). "Na oportunidade apresentei uma experiência de boas práticas com a Colômbia. Também tivemos sessões de matchmaking com as universidades colombianas, na prospecção de novas possibilidades de cooperação em diferentes áreas com o país", relata.

A visita internacional também foi marcante por estabelecer uma importante parceria, que beneficiará os estudos acadêmicos do Brasil e da Colômbia. Na terça-feira (22/10), a comitiva realizou uma visita institucional na Universidade de Ciências Aplicadas Ambientais (UDCA), onde foi realizada a assinatura de um convênio guarda-chuva com a UDCA para cooperação científica, tecnológica e de mobilidade. Esse é um instrumento de entrada para outros convênios específicos, extensivos para todas as Instituições do Sistema Acafe.

"A Unochapecó prepara-se para se transformar em uma Universidade relacionada com o mundo. A internacionalização é um tema transversal que tratamos como estratégico para o desenvolvimento de nossa Instituição. Estamos colocando a Uno e toda a comunidade acadêmica à disposição para interagirmos e produzirmos soluções globais em parceria com instituições de outros países", comemora o professor Claudio.

Além da UDCA, os representantes também realizaram uma visita técnica à Universidade de Santo Tomás, participaram do Seminário de Cooperação Bilateral Brasil-Colômbia e do lançamento da Red Alumni. "Neste momento ampliamos nossos esforços para aproximar a Unochapecó de universidades da América Latina, em especial da Colômbia. Há grandes oportunidades e projetos para construirmos com as universidades conveniadas. A participação no CAEI se deu também representando todas as universidades da Acafe, levando projetos a serem desenvolvidos em todo o estado de Santa Catarina pelas universidades comunitárias associadas à Acafe", completa o reitor.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro