Close Menu

Busque por Palavra Chave

ARTE E MOVIMENTOS

Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó promove incentivo ao esporte

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/10/2019 11:56
AGIRC As atletas da AGIRC no novo Centro de Treinamento, que fica no bairro Efapi As atletas da AGIRC no novo Centro de Treinamento, que fica no bairro Efapi

Por Vitória Schettini

A Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (AGIRC) estará promovendo o esporte através do Projeto “Apresenta! Ginástica Rítmica nas Escolas”, nos meses de novembro e dezembro. Tendo como alvo as crianças do ensino fundamental da Rede Pública, a iniciativa tem o objetivo de difundir a ginástica rítmica, uma modalidade ainda desconhecida por muitos.

Segundo a entidade, o projeto proporcionará, através do Programa Atleta do Futuro, da Secretaria Municipal de Esportes, a melhora da autoestima, do trabalho coletivo e das capacidades motoras dos praticantes do esporte. Além disso, as mostras de ginástica vão expor a rotina dos atletas, como ocorre o aquecimento para apresentações e também quais são os aparelhos usados na execução dos movimentos artísticos.

NOVO CT

No dia 23 de outubro, a AGIRC inaugurou o novo Centro de Treinamento, que dará mais conforto, qualidade e segurança das atletas. O local fica no Pavilhão III do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e foi organizado numa parceria com a Prefeitura de Chapecó. A primeira utilização do CT aconteceu para o treino preparatório das equipes para a etapa estadual da Copa Primeiros Passos, em Florianópolis, que ocorreu no sábado (26), e também para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

Agora, os treinos das equipes de alto rendimento pré-infantil, infantil, juvenil e adulto utilizarão o espaço. Os treinos das pré-equipes e das turmas de iniciação à ginástica rítmica serão mantidos no ginásio da Unoesc e do Centro Social (Saic), cuja parceria se estende por seis anos.

A ASSOCIAÇÃO

A AGIRC nasceu em 2006 e é uma instituição sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a ginástica rítmica em Chapecó e região. Em 13 anos de atividades, já treinou e atendeu mais de duas mil crianças na modalidade. Atualmente, a associação é gerida por pais de atletas, que são voluntários e é composta por dois educadores físicos.

A entidade tem uma pré-equipe de ginástica rítmica, a qual os ginastas foram selecionados através do Projeto Atleta do Futuro ou foram indicados por professores de diferentes escolas. Além desta equipe, associação conta com uma categoria infantil e juvenil.

HISTÓRICO

O início da prática de ginástica rítmica começou desde o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mas não tinha regras especificas, tampouco um nome definido. Com o passar do tempo, várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da ginástica artística, misturando-os com música.

Em 1946, na Rússia, surgiu o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns países do leste europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade e no ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a ginástica rítmica como um esporte.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro