Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Memórias do Campo | Datas históricas de outubro e os 53 anos da morte de Frei Plácido Rohlf

Por: Luiz Dalla Libera
29/10/2019 17:32 - Atualizado em 29/10/2019 17:39

Missionário desbravador

Dia 29 de outubro de 1966, um sábado às 12h. Em sua residência dos padres, na casa paroquial “canônica” em Xaxim morreu o saudoso Frei Plácido Rohlf, conhecido como “padre das mulas”. A morte foi de surpresa, não sei sobre o laudo médico, mas deve ter sofrido de um derrame mortal.

Era natural da Alemanha, nascido em 12/06/1887. Em 1913, veio para o Brasil a fim de estudar nos colégios Franciscanos de Blumenau, fez o noviciado em Rodeio (SC) e ordenou-se sacerdote em 1921. Desde a ordenação, dedicou-se à missão nesta região na Prelazia de Palmas (PR). Ele fazia visitas, não procurava ouro, nem prata, mas os pobres esquecidos no sertão, rezavam missas, batizados e casamentos. O trabalho era no lombo da mula, o roteiro demorava três a quatro meses, só encontrava pouso em camas em Xaxim, Chapecó, Marechal Bormann e Caxambu do Sul, em outras noites de frio ou chuva, dormiam no chão nos pelegos das montarias.

Em Xaxim, começou a hospedar-se na casa de Silvio e Ambrosina Lunardi. Ele foi pároco na Paróquia Santo Antônio de Chapecó entre 1931 e 1932, na Paróquia de Xaxim entre 1941 e 1945. Além de Xaxim, atendia os distritos de Xanxerê, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Faxinal dos Guedes e parte de Abelardo Luz. Em Xaxim, trabalhou dez anos em duas etapas. Missão cumprida.


Datas de outubro

Dia 12 é dia duplo de comemorações: o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No meu tempo de criança, nem ouvíamos falar deste dia comemorado à criança. Era dia útil e não existia homenagem, presentes, tampouco o feriado. O Dia de Nossa Senhora Aparecida, apesar de mais de 300 anos que houve aparição, que foi avistada pelos humildes pescadores no rio Paraíba, não conhecíamos este feriado religioso antes do ano 1980. Antes era dia útil e não havia a celebração no próximo domingo, da mesma forma que hoje.

Dos cincos feriados religiosos extintos, tenho certeza absoluta que já tinha vários anos de caminhada de igreja. Este ano, no dia 13, a Igreja Católica ganhou a canonização da primeira santa nascida no Brasil, a Irmã Dulce. Porém, também está em andamento a canonização de Frei Damião.

A irmã Dulce, por ter sido nordestina, teve a caminhada semelhante à da rainha Santa Isabel e de Madre Tereza de Calcutá. Elas se dedicaram ao amor, paz e à pobreza. Dia 15 é o Dia do Educador, o professor, classe que todos dependemos, por mais pessoas simples e humildes que somos, não é mais como na década de 1950 e anteriormente, quem trabalhava de forma braçal ou ficava na área rural, nem completava o primário.

Diziam quando sabia que 2 + 2 era 4, ou 6 – 2, bastava. Atualmente, apesar do estudo exigido pelos governos, ainda o educador é desvalorizado. Não é só minha opinião não, mas ouvi também através do Poder Legislativo de Xaxim, por alguns vereadores na ocasião do Dia do Professor, que é pouco reconhecido pelo seu valoroso trabalho, que é o trabalho mais importante da nossa vida, desde o mais simples e humilde trabalhador até as mais altas autoridades, sejam elas policiais civis, profissionais judiciários, militares e eclesiásticos até o Papa Francisco, que dependeram de muitos professores.

Dia 18 é o Dia de São Lucas Evangelista, protetor dos médicos. Esses profissionais da Saúde, que ao chegar à formatura, dependeram de muitos professores e no trabalho, São Lucas está sempre ao seu lado, protegendo-os, para que os médicos possam curar doenças e salvar vidas. Apesar de a Medicina estar avançada, a profissão quase exigir especialização e com o auxílio de modernos aparelhos, ainda há várias crenças de fé, que após a melhora e a cura dos cuidados médicos, dizem que a cura foi da crença, igreja de tal congregação, etc.

Não me curvo a proteger, nem a minha. A minha fé e dos médicos protegidos por São Lucas e Jesus, este fez muitas curas em troca de nada. A única paga que ele cobrou, conta no evangelho de Lucas 12,11-19, foi a cura dos dez leprosos. Posteriormente curados, apenas quando voltou para agradecer a ele, Jesus perguntou “não eram dez que eu curei? Os outros nove onde estão?”. Talvez, eles estavam agradecendo os clandestinos e fantasmas.

Orazzione di Maria Aparecida

Ó virgine Maria, vói abensoáta Benedita, e essere per il signore dio altíssimo trámezzo lhe mugliere dela terra. Vói sípie alegra e gloriosa di israel, vói sipie il onore dil nostro pópolo. Salve ó virgine onore di mostra teraa, a te rendiamo on culto di pietá e venerazione que te chiamamo com o nome de Aparecida. Qui poderá contare ó doce madre, quante grazie, in questi molti ani, vói geia dispenssato a il popolo Brasiliano E comparti ai nostri mali

Vogliemo ti abraciare la vostra testa sagrata com uma carona di oro, que voi é do veosa per tanti e molti titoli; continue á duplicare benignamente á lhe nostre mane qui vói suplicare, sentire elemente i nostri rogui, ó virgine, guarda-lhe nostre ánime di lontano separate dela colpa, e per fine conduzille al cielo.

Nostra Madre Aparecida rogai por nós. Ame.


Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro