Close Menu

Busque por Palavra Chave

INSPIRAÇÃO

Violinista italiano ministra oficina de música na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/10/2019 10:17
Unochapecó É a primeira vez que o violinista Elio Orio ministra aulas em Chapecó É a primeira vez que o violinista Elio Orio ministra aulas em Chapecó

Desde o início do ano, é possível ouvir o som de diversos instrumentos musicais pelos corredores da Unochapecó, resultado das constantes práticas dos estudantes de Música da Uno. Para que esse som se torne ainda melhor, o violinista italiano e professor do Conservatorio Cesare Pollini, Elio Orio, esteve na Universidade para uma oficina de violino, viola e música de câmara. Hoje a noite (29/10), para pôr em prática tudo o que foi aprendido durante os três dias de evento, será realizado o Recital de Encerramento, a partir das 19h, no Salão de Atos.

Desde domingo (27/10), quando aconteceu o primeiro dia da atividade, acadêmicos do curso, membros da Orquestra de Câmara da Unochapecó e da Orquestra Sinfônica de Chapecó, além de alunos do Programa Arte Cidadã e da Escola de Arte, passaram por experiências de muito aprendizado. Cada um deles teve a oportunidade de apresentar uma música para o professor que, individualmente, dava dicas e ensinava formas dos jovens se aperfeiçoarem.

Para Elio, que já participou de algumas das mais importantes Orquestras da Itália, poder contribuir com a formação dos estudantes é sempre gratificante.

"Essa é a sexta vez que venho para o Brasil e é como estar em casa. As pessoas são muito receptivas e tem muita vontade de aprender. Isso é uma grande satisfação como músico porque nós gostamos de comunicar, seja com música ou com ensinamento. Então, é sempre um prazer para um músico transmitir conhecimento em outro país".

Os estudantes também gostaram da atividade. Daniel Kulba Soares, da Orquestra de Câmara da Uno, apresentou uma composição de Bach e aproveitou bastante as dicas do professor. "Estou achando incrível. Ele trabalha com músicos fantásticos e ainda assim tem paciência para ensinar que não tem tanta prática. É muito bom receber um violinista como ele e ter esse tipo de aula na nossa cidade".

De acordo com a organizadora da atividade e professora do curso de Música da Uno, Karyni Da Vila, essa experiência é importante para os estudantes e, também, para o curso. "Conhecer alguém da área, ainda mais um profissional da Itália, que é um dos lugares considerados como berço da música, é muito enriquecedor para quem está aprendendo e assistindo. Não precisa nem mesmo tocar, apenas estar como ouvinte já é uma experiência incrível", finaliza.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro