A Semana Lixo Zero Chapecó, realizada de 20 a 27 de outubro, reuniu ações de mobilização, compartilhamento de informações e provocação da sociedade. O objetivo maior foi incentivar o cidadão, para que de forma consciente e unindo esforços, criasse o hábito de praticar os princípios Lixo Zero, visando uma Chapecó cada vez mais limpa e sustentável.
Ao todo, 77 instituições públicas e privadas inscreveram e realizaram suas iniciativas, compreendendo 184 atividades. Foram quantificadas 32.800 pessoas envolvidas diretamente com alguma ação Lixo Zero. “Os resultados mostram que as pessoas entenderam que o Programa Lixo Zero Chapecó é uma política da cidade”, avaliou o prefeito Luciano Buligon.
Acompanhe o volume de resíduos descartados no Ponto de Entrega Voluntária, na Praça Coronel Bertaso, bem como a empresa/entidade parceira para a destinação:
A Semana Lixo Zero Chapecó encerrou com uma Caminhada Sustentável, na manhã de domingo (27/10). Cerca de 400 pessoas saíram de cinco pontos da cidade: Unoesc Chapecó, Monumento Desbravador (Loteamento Avenida), Complexo Verdão, Parque Palmital e Praça da Liberdade (Presidente Médici. No trajeto, foram coletados resíduos pequenos, a exemplo de sacolinha, plásticos de balas, palitos de picolé, caixas de cigarro, garrafas de vidro, latinhas, papel pequeno, compreendendo 740 kg de resíduos.
A Semana Lixo Zero aconteceu em cerca de 100 cidades brasileiras. Por meio da Lei nº 7.241, o prefeito Luciano Buligon instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero em Chapecó. A Semana acabou, mas as ações Lixo Zero são permanentes.
PROGRAMA LIXO ZERO CHAPECÓ
Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.
De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o prefeito Luciano Buligon.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro