Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Chapecó comemora resultados da Semana Lixo Zero

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/11/2019 10:17 - Atualizado em 04/11/2019 10:18
Prefeitura de Chapecó Ao todo, 77 instituições públicas e privadas inscreveram e realizaram suas iniciativas, compreendendo 184 atividades Ao todo, 77 instituições públicas e privadas inscreveram e realizaram suas iniciativas, compreendendo 184 atividades

A Semana Lixo Zero Chapecó, realizada de 20 a 27 de outubro, reuniu ações de mobilização, compartilhamento de informações e provocação da sociedade. O objetivo maior foi incentivar o cidadão, para que de forma consciente e unindo esforços, criasse o hábito de praticar os princípios Lixo Zero, visando uma Chapecó cada vez mais limpa e sustentável.

Ao todo, 77 instituições públicas e privadas inscreveram e realizaram suas iniciativas, compreendendo 184 atividades. Foram quantificadas 32.800 pessoas envolvidas diretamente com alguma ação Lixo Zero. “Os resultados mostram que as pessoas entenderam que o Programa Lixo Zero Chapecó é uma política da cidade”, avaliou o prefeito Luciano Buligon.

Acompanhe o volume de resíduos descartados no Ponto de Entrega Voluntária, na Praça Coronel Bertaso, bem como a empresa/entidade parceira para a destinação:

  • Óleo de Cozinha: 300 litros (Verde Vida - Programa Oficina Educativa);
  • Vidros: 1.000 kg (Recicle Comércio de Vidros e Transportes Ltda);
  • Lâmpadas: 1.956 unidades (Cetric - Central de Tratamentos de Resíduos);
  • Rejeitos (orgânicos e recicláveis): 1.200 kg (TOS Obras e Serviços Ambientais);
  • Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos: 2.258 kg - REC Reciclagem de eletrônicos Chapecó;
  • Caixas de leite: 1.886 unidades (Moeda Verde);
  • Medicamentos Vencidos e Perfurocortantes: 19.400 kg (Servioeste Soluções Ambientais e Unidades de Saúde);
  • Volumosos: 7m³ (TOS Obras e ServiçosAmbientais);
  • Pneus: 26 (Ecoponto de Pneus - Secretaria Municipal de Saúde).

A Semana Lixo Zero Chapecó encerrou com uma Caminhada Sustentável, na manhã de domingo (27/10). Cerca de 400 pessoas saíram de cinco pontos da cidade: Unoesc Chapecó, Monumento Desbravador (Loteamento Avenida), Complexo Verdão, Parque Palmital e Praça da Liberdade (Presidente Médici. No trajeto, foram coletados resíduos pequenos, a exemplo de sacolinha, plásticos de balas, palitos de picolé, caixas de cigarro, garrafas de vidro, latinhas, papel pequeno, compreendendo 740 kg de resíduos.

A Semana Lixo Zero aconteceu em cerca de 100 cidades brasileiras. Por meio da Lei nº 7.241, o prefeito Luciano Buligon instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero em Chapecó. A Semana acabou, mas as ações Lixo Zero são permanentes.

PROGRAMA LIXO ZERO CHAPECÓ

Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.

De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o prefeito Luciano Buligon.


Outras Notícias
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro