Close Menu

Busque por Palavra Chave

SAÚDE EM DIA

Lírio, Adriano e Davi comemoram marca de 2 mil cirurgias em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/11/2019 15:08
Divulgação/LÊ Prefeito Lírio e vice Adriano comemoram marca ao lado do secretário da Saúde, Davi Machado Prefeito Lírio e vice Adriano comemoram marca ao lado do secretário da Saúde, Davi Machado

O prefeito de Xaxim comemorou na sexta-feira (1°), com festa, o alcance inédito de tratamento de pessoas que precisavam há anos de cirurgia e nunca foram atendidas. Lírio Dagort disse que é uma vitória pessoal e do povo de Xaxim que, cansado de esperar, o governo não mediu esforços para dar a atenção merecida a cada um.

Pelo levantamento feito pela equipe da prefeitura e do vice-prefeito Adriano Bortolanza, os recursos para garantir que todos fossem atendidos, cerca de R$ 3 milhões, saíram dos cofres da administração em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc) e com o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

Lírio disse que ele, de origem modesta, sabe bem o que é bater na porta e não encontrar Socorro. “Eu sou de família simples. Meus pais criaram cada um dos filhos contando o dinheiro para viver cada dia e quando um precisava de médico, ir na farmácia, era tudo contado para que a gente tivesse o atendimento”, lembrou ele.

O vice Adriano Bortolanza contou que a prefeitura é da sociedade e que tudo o que está sendo feito, é para o bem das pessoas. “Nós somos simples, verdadeiros, de família e sem está de deixar para amanhã. Saúde não se brinca e não espera. O que hoje comemoramos é uma vitória real do nosso povo”, lembrou.

O chefe do governo manifestou sua satisfação porque gosta de ver a alegria de cada um que vê sua qualidade de vida melhorar. “Antes de ser prefeito, sou ser humano, pai de família, sabemos das dificuldades que cada pessoa passa. Por isso nossa alegria é em agradecer a Deus por termos dado estes passos importantes na vida de cada um”, aplaudia Dagort.

As cirurgias lembradas pela prefeitura, feitas por mutirões, isto é, uma quantidade de cidadão vai para o atendimento cirúrgico e voltam todos com a recuperação de suas vidas melhoradas.

Os mutirões foram de catarata, ortopédica, joelho e coluna, além de outras correções físicas.

Dentro do gabinete estavam presentes as lideranças, membros do governo e alguns beneficiados neste rumo de saúde. “Aqui a gente trabalha e faz acontecer”, finalizou o prefeito. Ele lembrou que até o final do governo, vai zerar o número de cirurgias e todos, sem ficar nenhum para trás, serão atendidos com qualidade e respeito.

O secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, relata que o trabalho da equipe foi fundamental para chegar nestas duas mil cirurgias. “Nosso objetivo é tirar a dor das pessoas que há anos estão na fila dos SUS. A responsabilidade das cirurgias de média e alta complexidade são deveres dos governos Estadual e Federal, mas não deixaremos ninguém desamparado. Nossa equipe tem se dedicado, e muito, para zerar todas as filas de cirurgias, realizadas com recursos próprios, através de economias do Governo Lírio e Adriano”, completou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro