Close Menu

Busque por Palavra Chave

Exposição de Artes Visuais abre hoje na Escola de Artes de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/11/2019 09:42 - Atualizado em 08/11/2019 09:46
Prefeitura de Chapecó A mostra tem como tema central “Todos Amam a Escola de Artes”, em homenagem aos 40 anos da Escola e ficará exposta até o dia 1º de dezembro A mostra tem como tema central “Todos Amam a Escola de Artes”, em homenagem aos 40 anos da Escola e ficará exposta até o dia 1º de dezembro

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e da Associação de Pais e Professores da Escola de Artes de Chapecó, realiza nesta sexta-feira (08), às 18h30min, a Abertura da Exposição de Artes Visuais dos cursos de Laboratório de Artes e Expressão Visual. O objetivo é apresentar aos alunos e comunidade em geral uma pequena parcela da produção visual da Escola de Artes, além de proporcionar uma integração entre as áreas. A mostra tem como tema central “Todos Amam a Escola de Artes”, em homenagem aos 40 anos da Escola e ficará exposta até o dia 1º de dezembro.

Cada laboratório desenvolveu um projeto dentro das propostas elaboradas para o ano, pesquisando e utilizando materiais trazidos do desenho, da pintura, da construção,da modelagem e da cerâmica, sempre valorizando as formas de representação e percepção do mundo de cada criança. “Toda essa produção se dá através de um longo processo de pesquisa, observação, desenvolvimento de cada linguagem através de formas lúdicas, e a valorização do olhar e fazer únicos de cada aluno, levando-os a crescer e desenvolver sua percepção de mundo”, destaca o secretário de Cultura, Nemésio da Silva.

O laboratório de iniciação aliou os estudos das formas geométricas com introdução à figura humana, realizando um projeto que culminou na modelagem em argila e posterior queima a cerâmica. O laboratório 01 realizou seu projeto tendo como referência o estudo das tartarugas, através de desenho, recortes, colagem, origami, originando a tartaruga tridimensional de dobraduras e enchimento. O laboratório 2, partindo de muitos estudos/desenhos dos animais aquáticos, modelou e confeccionou um móbile de cerâmica.

O laboratório 03 produziu um trabalho aliando o mundo das texturas à uma técnica de pintura em camadas de cores. Já, o laboratório 04, desenvolveu primeiramente vários estudos de cabeças, seus elementos e medidas, utilizando diversos materiais de desenho para após a compreensão, construir uma cabeça tridimensional com balão, jornal, cola e sucatas diversas.

A proposta do curso de expressão visual é aproximar a arte dos adolescentes através dos seus elementos de identificação. As histórias em quadrinhos, mangás e a animação fazem parte do cotidiano e da identidade cultural da maioria das crianças e adolescentes. Assim, propõem-se o estudo e aprofundamento do conhecimento sobre essas linguagens, seus elementos estéticos e relação com imagens que tangenciam com esses universos.

A Escola de Artes de Chapecó proporciona a construção do conhecimento e interação através do ensino das artes visuais, cênicas e musicais, com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico-culturais, promovendo um espaço cultural, intelectual e educativo. A Escola está localizada na avenida Nereu Ramos, 729, no Centro de Chapecó.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro