Close Menu

Busque por Palavra Chave

Médica de Xanxerê recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/11/2019 09:45 - Atualizado em 11/11/2019 09:54
Assessoria Deputado Vicente Caropreso Sessão solene homenageou a médica Rita Mauricea Guazzelli Pezzali e demais profissionais que se destacaram no exercício da Medicina em Santa Catarina Sessão solene homenageou a médica Rita Mauricea Guazzelli Pezzali e demais profissionais que se destacaram no exercício da Medicina em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa realizou na última quarta-feira (06), uma sessão especial pela passagem do Dia do Médico. No ato, requerido pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), foram homenageados, além do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Consemesc), 12 profissionais médicos pelo relevante trabalho profissional, científico e social que desenvolvem.

Rita Mauricea Guazzelli Pezzali, médica ginecologista, tem sua história voltada à luta pela saúde da mulher. Foi presidente voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê por 14 anos. Com especialização em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, desenvolve trabalho voluntário na área da educação sexual em escolas do município.

FORMAÇÃO

A Dra. Rita se formou em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 1982 e concluiu residência médica em Ginecologia e obstetrícia no Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre (RS). Fez especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo e pós-graduação em Gerontologia pela antiga Celer Faculdades, de Xaxim.

“Fiz questão de homenagear médicos de todo Estado, combinamos com as entidades que os protagonistas seriam profissionais de mérito reconhecido em suas carreiras, dedicados à ciência, aos pacientes e às suas comunidades”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB), propositor da sessão especial.

Caropreso questionou a qualidade de vida das mulheres e homens que se dedicam à Medicina e lamentou que no Estado a expectativa média de vida de um médico homem não ultrapassa os 58,8 anos. Ele destacou também os avanços nos diagnósticos, nos protocolos e as facilidades derivadas do tráfego de informações em tempo real.

Cyro Veiga Soncini, coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Consemesc), e Alexandre Luiz Longo falaram em nome dos homenageados e agradeceram a iniciativa dos parlamentares.

HOMENAGEADOS

Consemesc - Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina - Consemesc

Airton Luiz Weber Silva, pediatra em Jaraguá do Sul

Júlio César Gonçalves, psiquiatra em Florianópolis

Luiz Augusto Borba, gastroenterologista em Criciúma

Luiz Carlos Espíndola, endocrinologista em Florianópolis

Márcia Netto de Campos da Silva, endocrinologista em Florianópolis

Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico em Florianópolis

Newton José Martins Mota, cardiologista em Blumenau

Paulo Norberto Discher de Sá, neurologista em Florianópolis

Norberto Luiz Cabral (in memoriam), neurologista em Joinville

Rita Mauricea Guazzelli Pezzali, ginecologista em Xanxerê

Salime Farah, obstetra e clínica geral em Porto União

Wilmar de Athayde Gerent, cirurgião geral em Florianópolis


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Uniedu - Governo SC
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro