Pão de brioche com parmesão, hambúrguer de fraldinha, alface americana, rúcula, molho barbecue artesanal e bacon crocante. Com esses ingredientes, na noite da última quinta-feira (07), a equipe "Neo Burger", composta por estudantes de Gastronomia e Engenharia Química da Unochapecó, faturou o primeiro lugar da competição interna da Universidade, que faz parte do Festival We Love Burger. Os vencedores, além da premiação com vários itens do evento, terão a oportunidade de participar como jurados do circuito externo, o que para um dos integrantes da equipe, já um passo muito importante para a realização de um sonho.
"Toda a competição foi muito emocionante. Quando entramos na cozinha, tínhamos duas receitas em mente. Testamos as duas e conseguimos mesclar elas num hambúrguer que agradasse os jurados. No começo nós nem pensamos nos prêmios e horas de ACC, só queríamos participar e se destacar. O meu sonho é abrir uma hamburgueria, então, estava sonhando com o primeiro lugar, mas achava que estava longe de mim", relata o estudante do 4º período de gastronomia, Bruno Guinzelli. Fazem parte da equipe vencedora, também, os estudantes Leandro Tasca e Maiqueli Gregianin, de Gastronomia, e Lucas Jean Biazus, de Engenharia Química.
Ao todo, participaram 14 equipes dos cursos de Gastronomia, Engenharia de Alimentos e Química. Como regra, as equipes deveriam ter integrantes de, no mínimo, dois dos cursos envolvidos, e desenvolver uma receita com pelo menos um item inédito. E inovação não faltou nos pratos apresentados. A equipe "Siri Cascudo" ficou em segundo lugar com um pão de broa de milho com base de polenta, em terceiro lugar ficou a equipe "Burger Girls", com uma maionese de hortelã, e a equipe "One Burger" ganhou destaque como "equipe ousadia" pela criação de um hambúrguer com chocolate e morango.
De acordo com a coordenadora de Engenharia de Alimentos, professora Micheli Zanetti, a avaliação da competição é muito positiva e superou as expectativas. "A ideia inicial era juntar os cursos, colocar os estudantes para trabalhar juntos, fomentar o trabalho em equipe, gerenciar conflitos, trabalhar um pouco do que a gente não vê nas aulas, e claro, usar o conhecimento dos três cursos para trazer algo inovador. Fomos surpreendidos, pois de fato, todos os grupos trouxeram algo diferente para nós", relata.
EXPERIÊNCIA ALÉM DA COZINHA
Micheli conta, ainda, que a motivação dos grupos durante a preparação para o grande dia, foi algo que ultrapassou as barreiras da Universidade e motivou muito os envolvidos. "Na elaboração dos pratos, os estudantes estavam muito animados. Tiveram várias tentativas e erros. No começo, eles chegaram mais ousados, e quando começaram a montar os pratos viram que algumas combinações não davam certo. Os cursos deram todo o suporte, cada grupo tinha R$ 100,00 para elaborar seus pratos, os laboratórios estavam sempre cheios e mesmo nos fins de semana a gente via publicações deles preparando os pratos e se desafiando para trazer coisas novas", completa.
Uma das juradas que avaliou as criações das equipes foi a ex-participante do reality de culinária MasterChef, Ana Luisa Teixeira. Segundo ela, foi possível perceber o quanto os acadêmicos se dedicaram para desenvolver as receitas.
"Os erros que julgamos foram mínimos perto do resultado que eles alcançaram. As colocações foram bem justas e amei todas as criações. Eu acho essa iniciativa muito importante, pois acaba que, na maioria das vezes, são replicadas receitas clássicas e a gente pouco usa a mente para criar coisas novas. Então, esse tipo de projeto aguça a criatividade deles e surpreende quem prova".
WE LOVE BURGUER
O que aconteceu na Unochapecó serviu como aquecimento para o We Love Burger, que iniciou na sexta-feira (08) e segue até o dia 23 de novembro. O evento reúne 11 restaurantes de Chapecó, que irão apresentar burgers inéditos, criados especialmente para o circuito. Ao longo dos 16 dias, todos terão a oportunidade de saborear as novas criações nos estabelecimentos e, ao fim, os melhores serão premiados. Todos os burgers do Festival têm preço promocional de R$ 25,00, uma ótima oportunidade para saborear as criações chapecoenses.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro