Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Li, Vi e Ouvi | Esperança, amargura e combate ao câncer

Por: João Lamarque de Almeida
18/11/2019 08:54

Pendão da esperança

Há 130 anos, foi instituída a atual bandeira nacional brasileira. Foi uma criação de Teixeira Mendes e Miguel Lemos, depois da Proclamação da República. Ela manteve o verde e o amarelo que vinham do Pavilhão do Império. A esfera azul tem as estrelas que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, como o céu era visto no Rio de Janeiro ao amanhecer do dia 15 de novembro de 1889. O lema do Positivismo, ideologia forte à época, era o “amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim. Foi inscrita na bandeira, mas.. sem o “amor”, fundamento de toda ordem justa e de um progresso que chegue a todos. Há projetos no Congresso para que se coloque o “amor” na bandeira, mas ele sofre a resistência dos conservadores.

Amargura

Existem pessoas que ficam felizes com a obra realizadora, mesmo que cada etapa tenha sido árdua, tenha demandado um trabalho imenso. Elas não ficam felizes o tempo todo durante a execução, mas sabem que o resultado vai lhes felicitar, porque ali elas têm fertilidade. Olhas a obra concluída faz florescer a sensação da felicidade. Mas é um lampejo. Dá orgulho, mas não deve dar soberba. E o que nos felicita muitas vezes é o orgulho da autoria, seja do livro, do prato, do desenho, da pessoa e da educação dos filhos. Há pessoas que bloqueiam a passagem desses momentos em que é possível ser feliz. E essa é uma das questões mais sérias da vida. Tem gente que vive numa amargura tão grande, que se habitua e, mais do que isso, se compraz na amargura.

Alimentos anticâncer

O World Cancer Research Fund (WCRF), instituição que pesquisa a prevenção do câncer a partir dos hábitos saudáveis divulgou uma lista de 25 alimentos cujas propriedades antioxidantes podem prevenir a doença. Alimentos antioxidantes são ricos em uma ou mais vitaminas, minerais ou outras substâncias que combatem os radicais livres. São alimentos com as substância C, E ou betacaroteno, minerais como selênio e zinco, ou outras substâncias, como o licopeno do tomate e morango. Preste atenção na lista que não deve faltar no seu prato e que combate o câncer, como agrião, alho, azeite de oliva, batata-doce, brócolis, cebola, cenoura, espinafre, maçã, laranja, banana, repolho, sementes de girassol e tomate.

Pensamento

“Cada um tem seu dia marcado”.

- Virgilio


Alesc - Junho - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro