Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereador Inácio Bracht pede revisão do Plano Diretor do município

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/11/2019 09:50
Câmara de Vereadores de Xaxim Segundo o vereador, o Plano Diretor não é revisado há cinco anos e precisa de atenção por parte da Administração Municipal Segundo o vereador, o Plano Diretor não é revisado há cinco anos e precisa de atenção por parte da Administração Municipal

O vereador e presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, apresentou requerimento na reunião ordinária realizada na quarta-feira (13), para que se envie expediente à Administração Municipal, solicitando que seja criada uma comissão, para discussão do Plano Diretor do município e se necessário, realização de uma audiência pública para realizar debates e aprimoramento do Plano Diretor de Xaxim.

Bracht destacou que há muitas situações defasadas e que precisam ser adequadas às atuais necessidades haja vista que a última revisão aconteceu há cinco anos. Inácio pede inclusive, que participem da Comissão membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) e Associação dos Transportadores de Carga de Xaxim (Atrax), além de engenheiros, empresas construtoras, empresários, lideranças xaxinenses e demais interessados.

VALORIZAÇÃO DE EMPRESAS

Inácio também destacou que é preciso valorizar cada empresa que está instalada no município, isso é necessário, dar atenção especial e total, uma vez que são as empresas que proporcionam emprego e renda e arrecadação para Xaxim. Seja pequena, grande ou microempresa, ou mesmo na informalidade, precisa-se valorizar e dar atenção especial a todos.

Deu-se atenção especial à Rodoil, mas também, dar incentivo fiscal às empresas existentes, conforme as leis vigentes do município, como a Lei 4.003 e 4.004, ambas de 2014. Bracht destacou que "é necessário fazer valer para todas as empresas, o direito do princípio à isonomia empresarial, ou seja, todas as empresas têm o mesmo direito, e se as pequenas e micro empresas não tiverem direito pela lei atual da isonomia, que se crie alternativas e oportunidades de crescimento, se possível com doação de terrenos ou outros incentivos".

De acordo com ele, há muitas empresas xaxinenses que necessitariam de terrenos maiores para ampliar sua produção, buscando gerar mais empregos e renda, e com isso, melhorar a arrecadação para o município. Estudos precisam ser feitos nesse sentido, para que as empresas não saiam de Xaxim para se instalar em outros municípios, onde recebem muito mais incentivos.

O vereador sugere a criação de uma Secretaria de Industria e Comércio, ou então, nomear alguém responsável com competência e responsabilidade em condições de ouvir todos os interessados e colocar em prática todas as formas de incentivo possível às empresas. Além disso, disponibilizar também o serviço de apoio à micro e pequenas empresas, através de programas de incentivo para empreendedores, oportunizando às pessoas a saírem da informalidade, a fim de promover o crescimento nos negócios gerando mais renda familiar e consequentemente, retorno econômico ao município.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro