Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Política nacional, mancha histórica e pensamento

Por: João Lamarque de Almeida
25/11/2019 10:25

Uma direita em busca de rumo

Um ano depois de vencer a disputa presidencial, a direita brasileira irrompeu em guerra. Enquanto Bolsonaro se arma contra o PSL e apoiadores de primeira hora racharam com ele, seguidores e dissidentes do bolsonarismo se engalfinham. Estamos passando por uma fase de depuração. Hoje, gravitam à direita movimentos diversos, o liberal focado na economia, o conservador que dá ênfase aos costumes, o saudosista na economia, o conservador lava-jatista e o bolsonarista “raiz”, alinhado ao discurso agressivo do presidente e de seus filhos. Porém, de acordo com especialistas, nenhum desses campos está isolado. Vira e mexe, eles transitam entre si.

Mancha na história

O vazamento de óleo que atinge praias no Nordeste desde setembro é, para o Ministério Público Federal, o maior desastre ambiental da história do litoral brasileiro em termos de extensão. Segundo o balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 76 municípios foram afetados em todos os nove estados do Nordeste. Com origem desconhecida, o poluente já atinge 187 pontos, do Maranhão à Bahia. Apesar da extrema gravidade, o Ministério Público Federal afirma que a União se encontra inerte, ineficiente e ineficaz.

O outro lado

Na verdade, no fundo mais fundo, há sempre o outro lado. A arrogância disfarça a insegurança, a brutalidade esconde medo da própria delicadeza, o cinismo disfarça o romântico desejo de companhia e amor verdadeiro e a crueldade esconde possivelmente um agudo, sôfrego desejo de ternura e abraço.

Pensamento

A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo.

- Benjamim Franklin


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro