Close Menu

Busque por Palavra Chave

ADVOCACIA

Presidente da OAB/SC, Rafael Horn se reúne com advogados de Xaxim, Chapecó e região

Diretoria ouve necessidades da região para aperfeiçoar atuação da advocacia
Por: LÊ NOTÍCIAS
25/11/2019 10:41
Restaurante e Café Alvorada Presidente da OAB/SC, Rafael Horn, em selfie com os colegas advogados de Xaxim Presidente da OAB/SC, Rafael Horn, em selfie com os colegas advogados de Xaxim

A diretoria da OAB/SC cumpre agenda em cinco cidades do Oeste catarinense nesta segunda e terça-feira (25 e 26/11) para diversas atividades. A agenda está sendo conduzida pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e passa por Xaxim, Quilombo, Modelo, Pinhalzinho e Chapecó para colher subsídios da região para o estabelecimento de políticas e diretrizes institucionais para a advocacia e a sociedade, e também para o lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede da Subseção da OAB de Chapecó.

Nestes dois dias, Horn tem ainda encontros com representantes das duas pontas da advocacia, ouvindo os profissionais mais jovens e com maior tempo de atuação em Modelo, Pinhalzinho e Chapecó, no projeto “Papo de Colega”. Nesses encontros, além de ouvir as necessidades da advocacia para uma melhor atuação em defesa dos cidadãos, os representantes da classe também traduzem ao presidente da OAB/SC os anseios das comunidades locais, que contam com importante atuação da Seccional catarinense por intermédio das suas 90 comissões de trabalho. “As comissões temáticas da OAB/SC reúnem grupos de advogados especialistas e são órgãos que prestam assessoria técnica especializada à Seccional e têm papel relevante para a sociedade nas mais diversas áreas”, explica o presidente da Seccional. Entre elas, a defesa dos idosos, das mulheres, das crianças, do meio ambiente, assistência social, etc.

“A agenda em nossa região é de suma importância para aproximação dos assuntos institucionais da OAB com as Subseções, trazendo ainda mais inclusividade, eficiência e inovação, marcas da gestão atual, também para o Oeste. Quilombo, por exemplo, congrega 26 advogados e nunca recebeu visita de um presidente ou de qualquer membro da diretoria da Seccional. É mais uma ação disruptiva da OAB/SC”, destaca o presidente da Subseção de Chapecó, Thiago Degasperin.

A primeira parada do presidente Rafael Horn foi em Xaxim, na manhã desta segunda-feira (25), onde participou de um café da manhã com a advocacia local no Restaurante e Café Alvorada. Na sequência, a comitiva segue para um almoço com a classe em Quilombo. Ainda na segunda à tarde tem Papo de Colega em Modelo e Pinhalzinho. Em Modelo a conversa será com o advogado Alcides Afonso Werlang, com inscrição de número 3.071. Aos 72 anos de idade, ele contará sua trajetória e desafios ao longo de 30 anos de atuação profissional, sugerindo ações à Diretoria da OAB/SC. A advogada Fabiane Balen, inscrição de número 56.678, a mais recente inscrita em Pinhalzinho, será a protagonista da conversa. Ela contará sobre a sua ainda breve experiência na advocacia e o que almeja para o futuro.

NOVA SEDE EM CHAPECÓ

A agenda de terça-feira (26) iniciará com uma ação que vai promover melhorias para toda a população da região de Chapecó: às 10h, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e o presidente da Subseção local, Thiago Degasperin, lançam a pedra fundamental para a construção da nova sede da Subseção de Chapecó. Investir em melhorias é uma das prioridades da atual gestão da Seccional, que vem trabalhando para proporcionar boas condições de trabalho à advocacia, mas a sede em Chapecó vai além: passará a contar com salas para que as centenas de advogados que atuam na região possam atender a sociedade, além de espaço para melhor estruturação e funcionamento das comissões temáticas da OAB local, que fazem importante trabalho em prol da comunidade.

“A construção da nova sede assume grande importância para toda a sociedade e advocacia da região, pois há muitos profissionais em atuação na chamada ‘capital do Oeste’, onde temos unidades das justiças estadual, trabalhista e federal, além de delegacias de polícia regional, federal, e unidades da receita estadual e federal. Há uma circulação inclusive de advogados que não são vinculados à nossa Subseção, o que nos alça a um papel de protagonismo e importância para toda uma região, que precisamos bem atender, sobretudo à sociedade”, afirma o presidente da Subseção de Chapecó, Thiago Degasperin.

A sede atual da Subseção tem 32 anos de utilização e foi inaugurada quando a Subseção de Chapecó contava com apenas 130 advogados inscritos. Hoje são quase 2.000 advogados vinculados à Subseção, fora os profissionais de outras cidades que também cumprem compromissos na região. A nova sede contará também com auditório e salas para reuniões e coworking, e será custeada com recursos da venda do prédio em uso atualmente, de parcerias privadas e oriundos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

Papo de Colega: no início da tarde, entre 16h e 17h, ocorre mais uma rodada do “Papo de Colega”, em Chapecó. O primeiro a receber o presidente Rafael Horn é o advogado Guido Schwengber, inscrito na OAB de Chapecó com o número 628. Logo em seguida, o encontro é com a advogada Elisiane dos Santos, inscrita na Ordem com o número 56.860. Com eles, a OAB/SC colhe histórias de desafios na carreira e subsídios para promover melhorias em sua atuação na região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro