Neste ano, a Unochapecó passou a ter uma maior representatividade em órgãos nacionais que defendem as Instituições de Ensino Superior. Por meio do reitor, professor Claudio Jacoski, a Universidade está à frente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), integra a diretoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), e, na última semana, o professor assumiu a 2ª vice-presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) para o mandato 2020/2021.
A Abruc tem sede em Brasília e reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias. O principal objetivo é promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária. A Abruc tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país. Quem assume a presidência do novo Conselho é o reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), professor Ney José Lazzari.
Para o professor Claudio, estar na diretoria da Abruc proporciona mais condições de produzir soluções coletivas com as demais instituições. "Porém, nos traz mais responsabilidade em liderar ações em prol do ensino superior comunitário. Sempre é importante frisar a importância para a Unochapecó de estar representada em associações como a Abruc, pelo reconhecimento e influência política junto ao MEC".
O reitor da Unochapecó ressalta que essa união das comunitárias, representada pelas associações, é muito importante para a defesa desse modelo. "Cada vez mais precisamos estar organizados, pois os desafios para as comunitárias crescem um dia após o outro. Necessitamos fortalecer nosso sistema, sob o risco de sermos superados pelo conjunto de dificuldades que o cenário atual nos apresenta", assinala.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro