Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria de Saúde de Marema atende 186 homens no Novembro Azul

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/11/2019 10:20
Prefeitura de Marema No dia 23 de novembro, Dia D do Novembro Azul, a Secrataria Municipal de Saúde focou os atendimentos no público masculino No dia 23 de novembro, Dia D do Novembro Azul, a Secrataria Municipal de Saúde focou os atendimentos no público masculino

Durante todo o mês de novembro, a Unidade de Saúde de Marema, esteve empenhada em cuidar da saúde da homem. No entanto, as atenções para o público masculino foram intensificadas no último sábado (23), quando ocorreu o Dia D do Novembro Azul. A Unidade de Saúde esteve aberta das 8h até às 17h.

Ao todo, os profissionais de saúde atenderam 186 homens, que passaram por procedimentos de triagem, consultas e apresentaram resultados de exames realizados durante o mês. O prefeito Adilson Barella acompanhou os trabalhos e ressaltou a importância da ação. “Em outubro, tivemos uma mobilização para marcar a importância dos cuidados com a saúde da mulher. Agora, chegou a vez de alertarmos os homens. Dados nacionais mostram que os homens tendem a se cuidar menos que as mulheres. É isso que queremos reverter,” afirmou o gestor público.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino no país – cerca de 14 mil óbitos por ano. Segundo o Ministério da Saúde, estimativas apontam que ocorreram 68.220 novos casos da doença em 2018. Esse número corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

A secretária de Saúde de Marema, Jaquelini Moro, avalia que os números da doença, servem de alerta. “Sabemos que historicamente há muito bloqueio por parte do público masculino em relação ao exame para identificação de problemas na próstata. Na maioria dos casos, as alterações não causam sintomas e se detectados no início, podem ser tratadas com bastante eficácia. Em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte. Por isso, a prevenção é fundamental,” explica.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro