Close Menu

Busque por Palavra Chave

OLHAR ATENTO

Lideranças xaxinenses garantem eficácia do Observatório Social

Grupo implantado no ano passado demonstra comprometimento na fiscalização de serviços públicos
Por: Felipe Giachini
07/03/2017 14:37 - Atualizado em 07/03/2017 14:38
Transparência é o principal objetivo do Observatório Social (Arte sobre foto de Felipe Giachini/LÊ) Transparência é o principal objetivo do Observatório Social (Arte sobre foto de Felipe Giachini/LÊ)

Mais uma organização que auxilia na fiscalização prezando pela transparência de investimentos e licitações do Poder Público é o Observatório Social de Xaxim (OSX). Entidades xaxinenses reuniram-se e no ano passado colocaram em prática ações que beneficiem a comunidade, seja instituições, órgãos públicos e população. A iniciativa de entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) e a Associação dos Transportadores de Cargas de Xaxim (Atrax) vem colhendo muitos frutos e sempre prezando pelo bem estar dos munícipes, muitos que inclusive desconhecem os trâmites do Executivo. Juntamente também ao Legislativo e Judiciário, o OSX conta com um grupo de voluntários que acompanham as atividades da Prefeitura de Xaxim. O Observatório faz parte da rotina de inúmeros municípios do País, implantado para evitar fraudes e garantir transparência nos serviços prestados à comunidade.

Há algumas semanas, o LÊ NOTÍCIAS conversou com o promotor de Justiça da Comarca de Xaxim, Simão Baran Junior, que é membro do OSX. Ele destacou que “o objetivo do grupo não é explorar os erros, mas corrigir algumas questões. A ideia é também conscientizar os xaxinenses para que o pessoal saiba como a prefeitura funciona e isso trará um ganho para a sociedade, pois saberemos como coibir esses desmandos”. Ele reforçou que a novidade no município pode e deve ter o apoio dos xaxinenses e garante que o grupo está engajado em trazer resultados positivos. “Para a sociedade de Xaxim está sendo uma experiência bem interessante e é algo que nunca foi feito antes. A própria comunidade está se organizando para coibir e tentar controlar desvios e desmandos e ela sente a necessidade de trabalhos como o do Observatório. São ações novas que estão sendo desenvolvidas e qualquer pessoa que tiver interesse pode participar, basta dedicar um pouco do tempo a essas atividades, que estão sendo bem marcantes para a comunidade”.

Nesta semana, o contatou lideranças municipais, que ressaltam a importância de ter mais um grupo fiscalizador das ações públicas em Xaxim. Confira:


Orly Bernardes, presidente da Aciax e do OSX

O Observatório Social é uma realidade em Xaxim e no ano passado, apesar de todo esse tumulto por ter sido um ano político, a gente conseguiu ter alguns resultados positivos. A importância dele é porque ele está literalmente representando a sociedade xaxinense. Qualquer cidadão que está na cidade tem o direito de entrar na Prefeitura, o que está muito mais fácil com o Portal da Transparência. A população pode checar informações e licitações. O Observatório é uma ferramenta que representa o povo e é totalmente apartidária. São pessoas que estão representando xaxinenses que muitas vezes não tem coragem de questionar licitações públicas, como os investimentos em asfalto, calçamento, merenda escolar, etc. Os voluntários ficam atentos a isso e estão aí para mostrar que tem mais um grupo acompanhando os trâmites do governo, junto ao Ministério Público, que nos apoia. Vamos aos poucos para que tudo aconteça da forma certa.

Fernando Callfass, delegado da Polícia Civil de Xaxim

Todos os mecanismos que auxiliem na transparência das informações, criados para facilitar a transparência e a troca de informações são muito válidos. Com a evolução da sociedade em modo geral, quanto mais informações a sociedade civil tiver sobre os acontecimentos das instituições, seja de Segurança Pública ou dos próprios órgãos públicos, como Executivo, Legislativo e Judiciário, melhor. Acho que é de grande valia essa ferramenta que tende a ser muito útil para que a comunidade também exerça seu papel, que tenha informação e fiscalize apontando melhorias. A Polícia Civil é parceira para participar, seja fornecendo informações ou auxiliando no que couber na sua função constitucional.

Agenor Maier, presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim

O Observatório Social de Xaxim foi uma grande iniciativa de entidades xaxinenses, que abriu um leque para voluntários que estavam a fim de colaborar com o município. Desde o ano passado quando foi implantada, eles colaboraram muito acompanhando editais, licitações, até mesmo a prestação de serviço de empresas ganhadoras. Isso auxilia muito a Câmara de Vereadores e tem papel fundamental junto aos vereadores, inclusive nos reunimos e nos colocamos à disposição para ajudar também indiretamente no que for necessário. Temos a agradecer, somar forças ao OSX e encontrar cada vez mais voluntários que gostariam de participar. Gostamos muito da iniciativa e parabenizamos ao presidente e toda a diretoria por isso.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro