Close Menu

Busque por Palavra Chave

Concurso de redação encaminha jovens para o mercado de trabalho

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/12/2019 09:34
MB Comunicação  Cerca de 40 pessoas prestigiaram a entrega dos prêmios do Concurso de Redação Cerca de 40 pessoas prestigiaram a entrega dos prêmios do Concurso de Redação

Nesta sexta-feira (29) ocorreu o encerramento do 1º Concurso de Redação “A aprendizagem como forma de profissionalização, inclusão social e acolhimento” promovido pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). O evento foi realizado no auditório da Vara do Trabalho, em Chapecó. No município, o concurso contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Secretaria de Educação.

O tema abordado nesta edição foi “Jovem Aprendiz: capacitação para o futuro”. O público-alvo da ação compreende jovens do 9º ano do ensino fundamental das redes públicas municipais dos municípios de Chapecó e Blumenau. Participaram 19 escolas em Chapecó na qual todos os estudantes concorreram na primeira etapa em atividade desenvolvida pela disciplina de Redação.

A coordenadora do Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC, Tatiana Farina, contou que é a primeira vez que o Núcleo participa de uma ação como essa. “Os jovens que participaram do concurso provaram sua dedicação e estamos satisfeitos em poder cumprir com o papel da ACIC na sociedade que é auxiliar no desenvolvimento e no crescimento local. Queremos envolver cada vez mais os Núcleos em ações como estas”, explanou.

“Ficamos surpresos pelo convite para participar nesse projeto. Foi um desafio integrar deste processo de despertar o conhecimento nos estudantes. Cada vez mais as pessoas estão lendo e escrevendo menos, mas este é um processo fundamental na aprendizagem. Por isso, ficamos realizados em poder contribuir com esta bela ação, explorando o potencial intelectual dos jovens”, relatou o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi.

PREMIAÇÃO

Os três primeiros colocados no concurso receberam um tablet, brindes e a oportunidade do primeiro emprego no programa de Jovem Aprendiz. Os professores dos alunos também foram premiados com um tablet. Os estudantes contemplados foram 1º lugar - Pamela Giboski da E.B.M. Diogo Alves da Silva com a professora Tatiana Percio, 2º lugar - Wesley Stédile da E.B.M. Padre José Anchieta com a professora Fernanda Baú, e em 3º lugar - Jheniffer Bedin da E.B.M. Fedelino Machado dos Santos com o professor Atelli da Rocha.

Os demais participantes do concurso com redações selecionadas também terão a chance de acesso ao trabalho como Menor Aprendiz, por meio do Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC. A juíza do Trabalho de Chapecó e integrante do comitê gestor de combate ao trabalho infantil e estímulo a aprendizagem do TRT de SC, Vera Ramos, explicou que em Chapecó o concurso foi além, viabilizando o primeiro emprego aos jovens. “Inovamos oferecendo não apenas a parte teórica que eles aprendem na sala de aula, mas também a parte prática que leva esses jovens ao mercado”, enfatizou.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Os três estabelecimentos comerciais que destinaram vagas de trabalho aos estudantes vencedores do concurso foram a Frutas Real, LF Caminhões e o Supermercado Alberti.

A coordenadora de RH do Supermercado Alberti Adaiana Zancanaro prestigiou a premiação e realçou da gratificação em poder participar como empresa deste concurso. “Ficamos contentes porque daremos a chance para que eles desenvolvam suas habilidades no mercado de trabalho de uma forma que também os faça pensar no futuro. Estes jovens passaram por um processo que demonstrou o interesse e o comprometimento pela ação e, por isso, acreditamos no seu potencial”, afirmou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro